Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Novo Portal da Transparência vai ao ar com proposta de facilitar o acesso à informação

Página lançada nesta terça-feira trouxe proposta de ser mais compreensível para quem não tem conhecimento de contabilidade e gestão pública

Com informações do Governo do Estado
Florianópolis
21/02/2017 às 21H09

A nova versão do Portal da Transparência do Executivo foi lançada nesta terça-feira (21), com a promessa de tornar mais fácil o acesso às informações das diferentes áreas de atuação do governo estadual. A reformulação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda, trazendo a proposta de um portal mais compreensível para quem não tem conhecimento de contabilidade e gestão pública.

Governador Colombo classificou ferramenta como importante tanto à sociedade quanto ao governo - Júlio Cavalheiro/Divulgação/ND
Governador Colombo classificou ferramenta como importante tanto à sociedade quanto ao governo - Júlio Cavalheiro/Divulgação/ND



“É uma ferramenta que ajuda o gestor, porque transparência é buscar informações confiáveis, é trabalhar com informações confiáveis”, destacou o governador Raimundo Colombo, ao participar da cerimônia no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

“Permite um acesso pleno, qualificado e qualitativo às informações do governo. Com acesso simplificado, o cidadão poderá compreender tudo sobre as ações das diferentes áreas, o que facilita a fiscalização e qualifica a crítica”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

A versão que entrou no ar nesta terça começou a ser desenvolvida em 2015, com a proposta de trazer linguagem e layout mais acessíveis. “Fizemos vários testes, reuniões, discutimos e trocamos ideias para chegar a um resultado bastante inovador e audacioso”, afirmou a contadora-geral do Estado, Graziela Meincheim.

A coordenadora da equipe lembrou que a versão traz recursos gráficos e ferramentas que ajudam o cidadão a compreender as informações e acessar os dados de gastos e receitas em poucos cliques. “Temos como público diversos perfis, desde o cidadão, acadêmicos, pesquisadores, órgãos avaliadores e fiscalizadores, entre tantos outros. E juntar em um único produto um resultado que atendesse aos anseios de todo esse público não foi nada fácil”, completou.

Outra novidade é que o Portal da Transparência se adapta automaticamente em qualquer dispositivo do usuário, seja um computador de mesa, notebook, tablet ou smartphone, das mais variadas marcas e tamanhos.

Secretário Gavazzoni coordenou equipe que revisou o site - Júlio Cavalheiro/Divulgação/ND
Secretário Gavazzoni coordenou equipe que revisou o site - Júlio Cavalheiro/Divulgação/ND



Correções geram bem-estar social

O evento contou também com especialistas em transparência, como o palestrante Fabiano Angélico, consultor da Transparência Internacional no Brasil. A organização não-governamental é conhecida pela produção anual de um relatório que analisa os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.

“A transparência pode levar a governos melhores porque permite avaliações mais precisas acerca de política públicas a partir das informações disponibilizadas. E tais avaliações e análises podem levar a correções de rumos, o que resulta em melhores políticas que gerarão bem-estar coletivo”, afirmou Angélico.

A programação fechou com um debate entre o secretário Antonio Gavazzoni; a contadora Graziela Meincheim; o consultor Fabiano Angélico; o pró-reitor da Udesc, Leonardo Secchi, entre outros participantes.

- - -


Não basta a informação estar ali

Editor de Política, Altair Magagnin, comentou o assunto para o "Jornal do Continente", da Record News.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade