Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Novo Portal da Transparência do Executivo promete ser mais acessível a leigos

Conteúdo para quem não tem conhecimento em contabilidade e gestão pública será lançado nesta terça-feira com palestras sobre o tema

Com informações do Governo do Estado
Florianópolis
20/02/2017 às 19H44

Uma nova versão do Portal da Transparência do Poder Executivo será apresentada ao público nesta terça-feira (21), às 14h, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A reformulação da página, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda, traz a proposta de um portal mais compreensível para quem não tem conhecimento de contabilidade e gestão pública.

“A verdadeira transparência acontece quando a informação disponível é compreendida por todos, não só por especialistas”, afirmou o secretário Antonio Gavazzoni. Ele participa do lançamento junto com o governador Raimundo Colombo (PSD). O evento é aberto ao público e terá palestra do jornalista Fabiano Angélico, consultor da Transparência Internacional no Brasil.

O novo portal será apresentado pela contadora-geral do Estado, Graziela Meincheim, coordenadora da equipe de desenvolvimento. Ela adianta que a versão traz recursos gráficos e ferramentas que ajudam o cidadão a compreender as informações e acessar os dados de gastos e receitas em poucos cliques.

“O novo portal atende às sugestões que recebemos na pesquisa de opinião que fizemos com usuários. Eles destacaram a necessidade de linguagem menos técnica e mais interatividade”, antecipou Meincheim.

A programação inclui um debate entre especialistas em transparência e gestão pública. Entre os convidados, um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, Pedro Markun, o pró-reitor da Udesc Leonardo Secchi e o presidente do Observatório Social de São José, Adilson Cordeiro.

Instrumento de controle social

  • O primeiro Portal da Transparência do Poder Executivo foi lançado em 2010, pouco depois da publicação da Lei da Transparência, que instituiu a criação dos portais para todos os órgãos públicos. A página se chamava Prestando Contas.
  • Em 2012, foi lançado um novo portal, agora com o nome Portal da Transparência, incluindo novas opções de consultas e recursos gráficos.
  • A versão que entra no ar hoje começou a ser desenvolvida em 2015 com a proposta de trazer linguagem e layout mais acessíveis, ou seja, que permitam ao cidadão exercer o direito de acompanhar as contas do governo de forma efetiva.
  • O endereço é www.sef.sc.gov.br/transparencia.
Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade