Publicidade
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Novo Fort Atacadista de São José será o maior atacarejo do sul do país

Grupo Pereira, detentor da marca, possui 22 lojas Fort no país, sendo 15 em solo catarinense

Felipe Alves
Florianópolis

Na próxima quarta-feira (24), o Grupo Pereira inaugura no Kobrasol, em São José, a 22ª unidade do Fort Atacadista no Brasil. Com investimento de mais de R$ 40 milhões e geração de mais de 700 empregos, a unidade será a maior loja de atacarejo do sul do país com 7.500 metros quadrados de área de vendas. Em 2015, o grupo catarinense, detentor das bandeiras Comper, Fort Atacadista e Atacado Bate Forte, registrou o maior crescimento entre as redes de supermercado do Brasil, de acordo com pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). E a expansão continua: para este ano outras três lojas ainda devem ser abertas no país.

Bruno Ropelato/ND
Loja do Kobrasol tem 7.500 metros quadrados de área de vendas

 

Ao misturar atacado com varejo, com prioridade para preços competitivos, os atacarejos se firmaram no mercado nacional como opção de compra tanto para os segmentos comerciais de alimentos, como donos de restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis, até o consumidor final, que tem procurado cada vez mais os atacarejos em busca de preços menores. Além das famílias de classe média e de baixa renda, com a crise no país, em 2015 quase metade das famílias de alta renda fizeram compras ao menos uma vez em atacarejos, de acordo com pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel.

De acordo com João Pereira, vice-presidente de marketing do Grupo Pereira, hoje as lojas Fort tem como clientes 30% donos de negócios e 70% são a população em geral. “Nossas lojas têm um volume de vendas muito grande, então nosso poder de compra junto às indústrias proporciona descontos nas negociações muito melhores do que o varejo tradicional. Então isso faz com que o preço seja atrativo tanto para quem consome em casa ou revende”, explica ele.

À margem da crise, o grupo irá abrir outras três lojas em 2016 e planeja novas unidades para 2017. Em 2015, o grupo cresceu em faturamento 33,75%. Para João Pereira, um ponto positivo para o grupo é que a maior parte do capital da empresa está em Santa Catarina. “É um Estado que, em relação aos outros, a crise não passou tão a fundo. Santa Catarina cresce, com contas públicas bem geridas, e isso proporciona confiança para o investidor no Estado, para as empresas e dá aos consumidores a confiança em consumir”, avalia Pereira.

 

A expansão da marca

Presente em seis Estados e com quase 12 mil funcionários, o Grupo Pereira começou em 1962, em Itajaí, pelas mãos de Ignácio Pereira e Hiltrudes Pereira, que decidiram criar o Comercial Pereira de Alimentos. Aos poucos, o pequeno comércio de atacado tomou grandes proporções, espalhou-se pelo Estado e pelo país. Filho de Ignário e Hiltrudes, o vice-presidente de marketing do Grupo Pereira, João Pereira, nascido em Itajaí, hoje toca os negócios em São Paulo. “Em 1972 o grupo abriu sua primeira loja de varejo com a marca Comper em várias cidades e, em 1983, expandiu para o Centro Oeste do país”, relembra ele.

A primeira loja Fort nasceu em Joinville, em 1999, quando as redes de atacarejo começavam a nascer no Brasil. “Nós olhávamos aquele negócio com muita cautela, pois era muito diferente do varejo, mas já percebíamos que seria tendência para este modelo”, explica João Pereira. Depois de Joinville, unidades do Fort foram abertas em Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Balneário Camboriú, São José e Palhoça, além de Campo Grande, Cuiabá e Brasília. Das 22 lojas Fort no país, 15 são em Santa Catarina, com a nova que irá inaugurar na próxima quarta-feira. A nova unidade no Kobrasol, de acordo com João Pereira, consolida a liderança do segmento de atacarejo em Santa Catarina.

 

Grupo Pereira

- Detentor das bandeiras Comper, Fort Atacadista e Atacado Bate Forte

- Presente em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Distrito Federal

- Quase 12 mil colaboradores

- Com a nova loja do Kobrasol, terá 59 unidades de negócio, sendo 32 lojas do Comper, 22 lojas do Fort Atacadista e cinco filiais do Atacado Bate Forte

 

Novo Fort Atacadista

- Localizado na Rua Cassol, 1.199, Kobrasol, São José

- 7.500 m² de área de vendas

- R$ 40 milhões de investimento

- 700 empregos diretos e indiretos

- Mix de 8.500 produtos

- Expectativa de atender 150 mil clientes mensais

- 390 vagas de estacionamento

- Horário de atendimento: segunda a sábado, das 7h às 22h30. Domingos e feriados, das 8h às 21h.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade