Publicidade
Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 17º C

Neve pode cair a qualquer momento na Serra catarinense até o meio-dia desta sexta-feira

Por volta das 14h foi registrada chuva congelada na região de Mundo Novo, em Urubici, e neve na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim

Marina Simões
Florianópolis
09/08/2018 às 18H57
Neve na Serra catarinense nesta quinta-feira - Reprodução/Climaterra
Neve na Serra catarinense nesta quinta-feira - Reprodução/Climaterra


A neve voltou a cair na região da Serra catarinense na tarde desta quinta-feira (9). Por volta das 14h foi registrada chuva congelada na região de Mundo Novo, em Urubici, e neve na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim. Mais tarde, nevou também no Morro das Torres, em Urupema. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a neve acontece quando há uma nuvem com precipitação e a temperatura dentro da nuvem é negativa.

“A janela de neve começou ao meio-dia desta quinta-feira e vai até a sexta ao meio-dia. Dentro desse período, podem ter ocorrências de flocos de neve e chuva congelada em vários pontos da região da Serra. Coisa rápida, que vai e volta”, explicou Coutinho. Ele disse que a neve não deve ser tão intensa, pois a nuvem de onde ela se origina não está em uma camada muito fria da atmosfera.

Infelizmente, para quem queria aproveitar o fim de semana e ir até a Serra catarinense ver a neve, o fenômeno não deve continuar até lá. Apesar de o dia começar nublado e com condição de chuva fraca e isolada no Sul do Estado, ao longo da sexta-feira (10), o tempo deve melhorar. Segundo a Epagri/Ciram, o Sol deve voltar a aparecer no decorrer do dia em todas as regiões de Santa Catarina.

A temperatura diminui ainda mais, com mínimas próximas de 0°C nas áreas mais altas do Estado, e permanece a condição de fortes rajadas de vento na região Sul. Santa Catarina está sob a influência de uma massa de ar polar e de um ciclone extratropical que está na costa do Rio Grande do Sul.

Para o sábado (11), a previsão é de Sol com poucas nuvens em todas as regiões catarinenses. No Sul do Estado, devem ter mais nuvens, devido ao ciclone extratropical estar se afastando da costa gaúcha em direção ao mar. De acordo com um aviso da Epagri/Ciram, na madrugada e amanhecer deste dia, a temperatura será muito baixa, com condição de geada do Oeste ao Planalto, Alto Vale do Itajaí, e área serrana da Grande Florianópolis.

A madrugada de domingo (12) será a mais fria. Ao longo do dia, o Sol predomina, com poucas nuvens, em todas as regiões de Santa Catarina. A condição de geada nas áreas altas do Estado continua até a segunda-feira (13).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade