Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Nação Guarani dá início aos ensaios de Carnaval ao redor da praça 15, em Florianópolis

Escola de Palhoça desfilará pelo segundo ano no grupo especial

Felipe Alves
Florianópolis
29/01/2017 às 16H48

O samba está de volta ao Centro da cidade. Tradição no Carnaval de Florianópolis, os ensaios ao redor da praça 15 de Novembro começaram na última sexta-feira e seguem até 10 de fevereiro. A agremiação Nação Guarani, de Palhoça, deu início à série de ensaios, que terá ainda Consulado, Dascuia, Embaixada Copa Lord, Os Protegidos da Princesa e Unidos da Coloninha. O Notícias do Dia vai acompanhar todos os ensaios para mostrar um pouco do que cada escola pretende levar à avenida no Carnaval deste ano.

Muito antes da construção da passarela Nego Quirido e dos desfiles na avenida Paulo Fontes, a praça 15 era o reduto do Carnaval no início do século 20. Os desfiles de blocos, das grandes sociedades e, depois, das escolas de samba, a partir da década de 1940, agitavam o centro da cidade ao redor da velha figueira. Há quatro anos, a Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) retomou os desfiles na praça 15, com a proposta de resgatar os velhos Carnavais e a cultura do samba antes dos desfiles oficiais.

Na última sexta-feira, a escola de samba Nação Guarani levou uma multidão ao centro da Capital para abrir os trabalhos na praça 15. Agremiação mais nova do grupo especial (criada em 2011), a Nação Guarani subiu para a elite no ano passado e busca se firmar em meio às escolas mais tradicionais. “Somos uma escola que está se infiltrando no grupo especial. Então queremos mostrar que se você tem uma escola com boa gestão e responsável, é possível fazer um grande Carnaval”, afirma a carnavalesca da Nação Guarani, Raphaela Perrut.

Este ano, a agremiação vai contar a história da origem do planeta pela visão tupi-guarani com dois carros alegóricos e um tripé na comissão de frente. À espera da definição de quanto cada escola irá receber de verba e, como consequência, do tamanho do desfile, a Nação Guarani tem se adaptado para trabalhar na produção de carros e fantasias. Cerca de 70% do que será confeccionado este ano será reciclado do ano passado. “Temos que encarar essa situação difícil, mas estamos caminhando dentro da realidade”, afirma o presidente da agremiação, Márcio Schulz.

 

Enredo

Nação Guarani: "Guarani sou teu povo... Sou Nação... É o mito da criação, nas colinas do Areguá"

A escola propõe descrever a história da origem do universo segundo a mitologia tupi-guarani. “Ouço uma voz balbuciar em minh’alma: Conheça-te a ti mesma, Nação Guarani! Não através dos livros oficiais, mas sim pela voz do coração, que jamais lhe enganará, assim faço despertar o profeta (Caraíba), que habita o meu ser. No inicio da minha profecia vejo, Nanderuvucu criar a matéria a partir da relação entre as almas positivas e a negativas, vislumbro o mesmo gerar na região de Areguá.”

 

Ficha técnica Nação Guarani

Localidade: Palhoça

Ano de fundação: 2011

Cores: azul, branco, vermelho, laranja, amarelo, verde e violeta

Título: campeã do grupo de Acesso em 2015

 

Confira as datas dos próximos ensaios na praça 15

31 de janeiro (terça) – Consulado

1º de fevereiro (quarta) – Dascuia

3 de fevereiro (sexta) – Embaixada Copa Lord

7 de fevereiro (terça) – Os Protegidos da Princesa

10 de fevereiro (sexta) – Unidos da Coloninha

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade