Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Museu doa painéis históricos com temas do período do Descobrimento à Prefeitura de Biguaçu

Acervo recebido pela Secretaria de Educação contempla quatro coleções e valoriza personagens como o navegador Vasco da Gama

Redação ND
Florianópolis
13/11/2018 às 22H08

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Educação, recebeu uma série de painéis históricos. Ao todo são 106 registros impressos. A valorização das histórias do descobrimento do país e de personagens importantes, como do navegador Vasco da Gama, estão em exposição gratuita no hall do prédio da Secretaria de Educação.
A mostra conta com painéis, gravuras, fotos, documentos e textos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h. A Secretaria de Educação fica na rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro.

Exposição permite que alunos, professores e moradores conheçam e mantenham as memórias do país - PMB/Divulgação/ND
Exposição permite que alunos, professores e moradores conheçam e mantenham as memórias do país - PMB/Divulgação/ND


Os painéis que estão em exposição na Secretaria de Educação foram doados pelo Museu Etnográfico Casa dos Açores, que fica em São Miguel, e pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura).

Foram recebidos 106 painéis, sendo que 38 estão no hall da secretaria e os demais serão utilizados para exposições itinerantes nas escolas municipais. São quatro coleções diferentes, sobre os temas “Descobrimento do Brasil”, “Vasco da Gama”, “Camões” e “Padre Antônio Vieira”.

A secretária de Educação, Kátia Bichels, acredita que as obras vão auxiliar a comunidade a relembrar a história do país. “São coleções belíssimas e que não poderiam ter melhor lugar para estarem expostas, no prédio da Secretaria de Educação, onde funciona a Biblioteca Municipal e logo mais nas escolas da rede. Com estas obras as pessoas são instigadas pelo apelo visual a reviverem e se apropriarem da história, principalmente os jovens, buscando as nossas raízes”, destacou.

O museu Etnográfico é dedicado à pesquisa, desenvolvimento e preservação da cultura de base açoriana em Santa Catarina. Ele tem biblioteca especializada, com 400 livros doados pelo Governo dos Açores, além de documentos históricos. Parte do acervo também foi doada pelo Governo dos Açores, tais como artesanato e trajes folclóricos do arquipélago. Outros objetos e mobiliário de época foram doados pelos antigos proprietários do sobrado, a família Madeira Reis.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade