Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Municípios catarinenses foram os mais atingidos por alagamentos e enchentes em 2017

Pesquisa divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (5) também aponta Santa Catarina como o terceiro estado com mais escorregamentos e deslizamentos de terra no Brasil

Redação ND
Florianópolis
05/07/2018 às 15H50

Santa Catarina foi o estado brasileiro com mais municípios atingidos por alagamentos em 2017. De acordo com informações da MUNIC 2017 (Pesquisa de Informações Básicas Municipais) referente ao ano passado, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (5), o índice do Estado foi de 68,5%. A cidades catarinenses também foram as mais atingidas por enxurradas, com percentual de 69,2% em comparação com outros estados.

Alagamento no Pântano do Sul, Florianópolis  - Daniel Queiroz/ND
Instituto atribui ocorrências à “expansão horizontal das áreas urbanas” - Daniel Queiroz/ND


No comparativo entre as regiões brasileiras, a Sul foi que apresentou a maior concentração de municípios atingidos por enxurradas e por enchentes. Segundo a pesquisa, “em comparação com as informações obtidas pela MUNIC 2013, com relação às enxurradas, houve um pequeno aumento no percentual de municípios que declararam ter sido atingidos por enxurradas ou inundações bruscas, passando de 28,3% em 2013, para 28,5% (1 590) em 2017” no país.

Os dados do IBGE também apontam Santa Catarina como o terceiro estado com mais escorregamentos e deslizamentos de terra no Brasil. O Instituto atribui a ocorrência deste tipo de acidente à “expansão horizontal das áreas urbanas”, que leva à ocupação e intervenção em terrenos e em ecossistemas de equilíbrio frágil. O ano de 2016 foi o de ocorrência com maior impacto para a maior proporção de municípios, 32,4%.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade