Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Motoristas da Uber manifestam contra a concorrência vinda de outras regiões para a Capital

Trabalhadores locais se sentem prejudicados pois estão lucrando menos e trabalhando mais após a chegada dos novos motoristas

Redação ND
Florianópolis
26/01/2018 às 18H34

Motoristas da Uber que atuam na região de Florianópolis estão organizando uma manifestação no escritório da empresa em São José, na rua Domingos André Zanini, a partir das 14h desta quarta-feira (24). Eles acreditam que motoristas de outros estados estão recebendo um incentivo da Uber para trabalharem na Capital e em cidades próximas durante a temporada de verão e estão se sentindo prejudicados pelo aumento da concorrência.

“Esta é a segunda vez, na verdade, mas este ano está terrível. Muitos motoristas na cidade, está sem controle. A mobilidade já é ruim e ficou péssima”, conta Jacira Lopes Costa dos Anjos, que trabalha como motorista da Uber em Florianópolis desde que a empresa chegou à Capital. Ela explica que fora da temporada, não há tanta demanda e que esperava ganhar um pouco mais no verão, quando o movimento de passageiros é maior, mas isso não está acontecendo.

A Uber informou por meio de nota que a maioria dos motoristas que estão prestando serviços em Florianópolis são da própria cidade ou da região metropolitana, mas ressaltou que os motoristas parceiros têm liberdade para escolher o dia e hora para dirigir e gerar renda. Leia a nota na íntegra:

"O número de motoristas parceiros cadastrados na Uber em Santa Catarina está em cerca de 6 mil desde outubro do ano passado. Desde a chegada da Uber em Florianópolis, há mais de um ano, o número de cadastrados na cidade vem crescendo de forma estável, conforme cresce o uso do aplicativo pelos usuários. Cada dia vemos mais moradores de Floripa vendendo ou deixando seu carro particular em casa para usar a mobilidade compartilhada proporcionada pela plataforma da Uber.

Em relação à origem dos parceiros, a esmagadora maioria dos motoristas que estão prestando serviços em Florianópolis nesse momento são da própria cidade ou da região metropolitana. Pela flexibilidade da plataforma da Uber, nossos parceiros têm liberdade para escolher o dia e hora para dirigir e gerar renda. Em períodos de maior demanda, como nesta época do ano no litoral catarinense, que recebe grande quantidade de turistas, a tendência é que esses motoristas parceiros que já são da região atuem por um período maior a cada dia para atender essa maior quantidade de solicitações de viagens, e, proporcionalmente, aumentar seus ganhos. Situação semelhante ocorre, por exemplo, em Blumenau durante a Oktoberfest.

Cabe esclarecer que, para permitir que haja carros disponíveis em qualquer dia e horário, a tecnologia da Uber tem um mecanismo denominado “Preço Dinâmico”, que reajusta o valor das viagens para reequilibrar os preços e incentivar que mais motoristas que já estão na cidade se conectem ao aplicativo nesses momentos de maior procura em determinado local (como em saída de shows, eventos como Réveillon, dias chuvosos, etc.). Como o próprio nome indica, o mecanismo acompanha a dinâmica da cidade e funciona de maneira automática apenas pelo período necessário para reequilibrar o sistema."

Serviço de transporte de passageiros por aplicativos segue liberado em Florianópolis por força de um mandado de segurança - Flávio Tin/ND
Excesso de motoristas durante a temporada prejudica quem trabalha na Capital ao longo do ano - Flávio Tin/ND



Publicidade

22 Comentários

Publicidade
Publicidade