Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Moradores do Morro da Mariquinha concordam com a demolição de cinco casas em área de risco

As demolições devem acontecer na semana que vem. A área continua com risco de desabamento de acordo com laudo geolégico de urgência

Emanuelle Gomes
Florianópolis
Marco Santiago/ND
As cinco casas em área de risco serão demolidas na semana que vem

 

A Defesa Civil da Capital vai demolir cinco casas no morro da Mariquinha na semana que vem. A decisão foi tomada na tarde de quarta-feira (21) em reunião com moradores das casas em área de risco e representantes do Ministério Público. Há uma semana, as cinco famílias afetadas diretamente pelo deslizamento de rochas, no dia 13 deste mês, tentam impedir as demolições, alegando direito à indenização. Todas passaram agora a concordar com a decisão tomada pela Defesa Civil desde o dia do acidente.

“São questões de segurança. Essas casas precisam ser demolidas”, declarou o diretor da Defesa Civil da Capital, Luiz Eduardo Machado. Na tarde desta terça-feira, o geólogo do órgão, Rodrigo Sato, encaminhou Laudo Geológico de Urgência, que mostra as condições do local.

“Ele confirma as decisões já feitas e pede estudo geofísico para investigação mais detalhada. Temos até 30 dias para a contratação da empresa que fará esse estudo. Depois disso, em dois ou três dias o laudo deve ficar pronto”, garantiu Machado. O órgão aguarda o encaminhamentos da Prefeitura de Florianópolis para contratação.

No laudo, o geólogo mostra as condições atuais da rocha. Segundo ele, “a área ainda se encontra em risco alto para novos escorregamentos de massa, principalmente na área junto ao bloco instável, cuja gravidade pode ser acelerada com novas chuvas”.

Sato destacou que reforços estruturais com contenções e projetos de drenagens superficiais podem evitar novos deslizamentos. Ele afirmou ainda que, em caso de novas chuvas, todas as famílias em área de risco deverão ser retiradas de suas casas.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade