Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Mesmo ensolarada, quarta-feira deve ter baixas temperaturas e formação de geada em SC

Primavera, que começa no dia 22 de setembro, deve ter mudança no quadro de dias frios

Redação ND
Florianópolis
04/09/2018 às 22H20

Após um final de semana chuvoso e um começo de semana de trégua, a quarta-feira será ensolarada em todas as regiões de Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram. O sol, no entanto, não deve impedir a presença do frio no Estado, já que as temperaturas devem ser baixas ao longo do dia.

Semana inicia com tempo seco e temperaturas amenas na Grande Florianópolis - Marco Santiago/ND
Quarta-feira terá sol em todas as regiões de Santa Catarina, mas há chance de geada - Arquivo/Marco Santiago/ND


Devido à presença de uma massa de ar seco e frio no Sul do país, a quarta já amanhece com baixas temperaturas. O dia deve ter mínimas próximas a 0°C, com formação de geada, do Oeste ao Planalto Sul. Nas áreas altas do Alto Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, a previsão indica formação de geada mais isolada.

Na noite desta terça (4), a Epagri emitiu um aviso referente ao vento forte e mar muito agitado no litoral catarinense. As condições, que tiveram início às 10h30, devem permanecer até as 12h desta quarta. Devido a um ciclone extratropical, que segue em deslocamento para o alto mar, há chance de ressaca e picos de onda de 3 m a 4 m, com rajadas de até 70 km/h.

A quinta-feira (6) tende a ter predomínio de sol do Oeste ao Litoral Sul, com mais nebulosidade entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. A temperatura terá elevação, mas há chance de geada isolada na madrugada, no Planalto Sul.

Primavera com temperaturas acima da média

A previsão é que o quadro de dias frios e temperaturas baixas mude a partir da segunda quinzena de setembro. Os meses de outubro e novembro devem ter temperaturas acima do esperado.

Os próximos meses também podem trazer nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. Durante a primavera, que começa no dia 22 de setembro, é comum que, em áreas costeiras, o nevoeiro marítimo estenda-se por mais tempo, começando à noite e durante até parte da tarde do dia seguinte.

A previsão para as chuvas durante a primavera é na média, com distribuição irregular no trimestre e nas regiões do Estado. As regiões Oeste e Meio-Oeste recebem chuvas mais intensas.

Na primavera, há maior incidência de temporais com granizo e ventania para Santa Catarina. E até outubro ciclones extratropicais próximos ao Litoral Sul devem continuar sendo registrados com frequência, trazendo perigo às embarcações, com vento forte, mar agitado e ressaca.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade