Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Matrículas para 2018 nas escolas estaduais de Santa Catarina serão feitas pela internet

Secretário Eduardo Deschamps divulgou que os pais dos 518.916 alunos das 1.073 escolas públicas estaduais farão a matrícula pela Internet e entregarão os documentos nos colégios posteriormente

Michael Gonçalves
Florianópolis
25/07/2017 às 14H04

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (25), o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, divulgou que pretende implantar um sistema on-line nas matrículas para o ano letivo de 2018. Hoje, a rede Estadual de ensino tem 518.916 alunos, divididos em 1.073 unidades escolares. Na oportunidade, o secretário também anunciou a abertura de concurso público para 1.000 vagas, sendo 600 para professores e 400 para o quadro administrativo das escolas.

O sistema foi testado para a rematrícula no ano passado. “Essa é uma novidade e ainda estamos finalizando o trabalho de organização com o Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina). A rematrícula on-line foi o primeiro teste e foi positivo. A nossa expectativa é de que nos meses de outubro e novembro, quando abrem as matrículas para o ano seguinte, o sistema esteja organizado para fazermos todo o processo pela internet”, informou.

Deschamps explicou de que os pais farão as matrículas pela Internet e depois deverão entregar os documentos na escola. O objetivo é terminar com as filas presenciais, que obrigavam os responsáveis a passarem horas durante a madrugada em busca de uma vaga. Agora, a fila passa a ser virtual.

O secretário afirmou que deve ser criado um sistema nas escolas onde a demanda é maior do que a oferta. Ele citou o IEE (Instituto Estadual de Educação), em Florianópolis, onde as vagas excedentes são submetidas a sorteio.

“Para as escolas com uma grande procura vamos identificar o sistema mais justo para fazer o atendimento. Lembrando que nas escolas de ensino fundamental, a prioridade é pelo zoneamento, ou seja, de quem reside mais perto da unidade escolar. Esse processo vai dar mais transparência ao processo de matrículas”, afirmou Deschamps.

Neste semestre, a Secretaria de Estado da Educação deve entregar 36 escolas novas ou com reformas acima dos R$ 4 milhões, que deve melhorar a oferta de vagas em 2018.

 

A rede Estadual

Escolas: 1.073

Alunos: 518.916

Professores: 40.675

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade