Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Maternidade para até 200 partos por mês é inaugurada em Biguaçu

Governo do Estado repassará R$ 350 mil mensais para garantir o atendimento de gestantes das 22 cidades da região

Everton Palaoro
Biguaçu
28/08/2018 às 20H10

Biguaçu inaugurou nesta terça-feira (28) a Maternidade Maria Rosalina da Silva do Hospital Regional Helmuth Nass. O local poderá realizar entre 150 e 200 partos por mês, atendendo os 22 municípios da região e será mantida com R$ 350 mil mensais, repassados pelo Governo do Estado.
A nova estrutura contará com um CPN (Centro de Parto Normal), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um (CO) Centro Obstétrico, com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica.
Para o prefeito Ramon Wolinger, a abertura da materinadade é resultado do esforço. “Tivemos que ter coragem e competência para buscar recursos e fazer economia para que este sonho se concretizasse. Hoje faz três anos do primeiro atendimento feito aqui no hospital e comemoramos o aniversário com a inauguração da Maternidade”, destacou.
O secretário estadual da Saúde, Acélio Casagrande, ressaltou que a maternidade contribuiu para a regionalização da saúde. “Oferecendo serviços em cada região para reduzir as ambulâncias nas estradas. A Maternidade de Biguaçu vai atender a todas as mães com pré-natal bem feito nos municípios, oferecendo conforto e bem-estar, com a parceria das 22 prefeituras da região”.
O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) exaltou o avanço do Hospital Helmuth Nass, que está funcionando em etapas e que agora passa a atender toda a região. “Essa é uma parte fundamental para aqueles que vão nascer em Biguaçu, que torna ainda mais humano o atendimento nesse e nos outros hospitais da região. Nós estamos dando ênfase significativa para que as pessoas não precisem se deslocar e possam ser atendidas com agilidade.
As parteiras Florentina Joaquina Coan, 93 anos, e Otília Coan Vargas, 76 anos, foram homenageadas no ato. Elas ajudaram no nascimento de inúmeros moradores da cidade, incluindo o prefeito Ramon Wolinger. Embora tenha sido inaugurada ontem, a maternidade abre as portas ao público no sábado, 1º de setembro..

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade