Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Maré alta provoca lentidão no trânsito no Sul da Ilha, em Florianópolis

Fenômeno deve voltar a ocorrer na tarde desta quarta-feira (27)

Redação ND
Florianópolis
26/06/2018 às 16H20

Mais uma vez o trânsito fica lento na SC-405 no bairro Rio Tavares, principal via de acesso às praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, por conta da elevação da maré.

Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, por volta das 15h30 desta terça-feira (26) todas as pistas estavam liberadas para a circulação do trânsito. No entanto, a pista mais à direita, para quem vem dos bairros do Sul da Ilha em direção ao Centro, apresenta maior quantidade de água na pista e o fluxo é bastante lento.

Maré alta no Rio Tavares - Flávio Tin/ND
Maré alta no Rio Tavares - Flávio Tin/ND


Não há registros de acidente de trânsito, mas é preciso trafegar com atenção pelo trecho que vai do Trevo do Rio Tavares até o elevado do Trevo da Seta.

De acordo com a Epagri/Ciram, o fenômeno de maré alta deve permanecer até a tarde desta quarta-feira (27). Os picos de elevação ocorrem duas vezes ao dia, por volta das 2h da madrugada, recuando até o amanhecer e depois volta a subir, em torno das 14h .

O fenômeno é influenciado tanto pela tábua de marés quanto pela ondulação ou agitação marítima. É a chamada maré meteorológica, que é formada pela atuação dos ventos que agitam o mar levando a uma maior formação de ondas e fazendo com que elas se propaguem com mais intensidade até a costa litorânea.

A maré astronômica também tem sua cota de influência e está relacionada às fases da Lua. Nesta quinta-feira (28), haverá lua cheia e sua aproximação pode estar contribuindo para a elevação dos níveis da água do mar.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade