Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Maratona de tecnologia em Florianópolis busca soluções para área jurídica

Lawtech Floripa Hackaton 2018 reúne equipes multidisciplinares, a partir desta sexta, na sede do Sebrae

Andréa da Luz
Florianópolis
05/07/2018 às 21H01

Começa nesta sexta-feira (6) em Florianópolis o Lawtech Floripa Hackaton 2018, evento destinado a promover a inovação e a tecnologia no mercado jurídico. Inspirado nas maratonas de hackers dos Estados Unidos - os hackathons, o encontro reúne profissionais e estudantes de Direito, programadores, desenvolvedores, empreendedores e profissionais de negócios e inovação, designers e inventores em torno de um tema específico.

Os participantes trabalharão em grupos multidisciplinares por 52 horas contínuas com o objetivo de desenvolver produtos ou serviços jurídicos inovadores, solucionando um problema apresentado na abertura do evento. As três melhores equipes, julgadas por uma comissão, serão premiadas. O evento começa às 18h30 desta sexta-feira e encerra apenas no domingo (8).

De acordo com Matheus Ceballos, um dos organizadores dessa maratona, o objetivo é trazer inovações tecnológicas e novas tendências ao segmento jurídico, além de ajudar pessoas que querem empreender nessa área, mas não sabem por onde começar. E uma das formas de prepará-las para o Lawtech Hackaton 2018 foi realizar pré-eventos. "Fizemos quatro: um sobre tecnologia e Direito; outro sobre programação; um terceiro focado em negócios e o quarto abordando formação de equipes e como transformar ideias em negócios", explica.

Pré-evento preparou participantes para o Lawtech Floripa Hackaton 2018 - Divulgação/ND
Pré-evento preparou participantes para o Lawtech Floripa Hackaton 2018 - Divulgação/ND


Importância do evento

O Hackaton promove a competição e o estímulo ao empreendedorismo como forma de ajudar no desenvolvimento e avanço em determinadas áreas de atividade. Segundo Thiago Stabile, coordenador de Inovação da Softplan, maior Lawtech da América Latina, sediada em Florianópolis, o mercado de lawtech engloba uma gama de serviços bem extensa.

Ela inclui sistemas que aceleram o trâmite jurídico de processos, sistemas de gestão de escritórios de advocacia, análise de dados e o uso de inteligência artificial com robôs que compilam informações, acelerando a tomada de decisões nos tribunais, por exemplo. "Alguns desses sistemas permitiram reduzir o tempo do trâmite de processos de três anos para apenas seis meses", afirma Stabile.

O que é Lawtech

O termo deriva das palavras law (lei) e technology (tecnologia) e é utilizado para designar startups (empresas em estágio inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores) jurídicas que oferecem novas soluções tecnológicas que melhoram ou resolvem os principais problemas do universo jurídico, a fim de proporcionar uma rotina mais eficiente e produtiva.

Serviço
O quê: Lawtech Floripa Hackaton 2018
Quando: 6 a 8 de julho
Onde: Sebrae-SC, Rodovia SC-401 - Km 01 Lote 2 - Parque Tec Alfa - bairro João Paulo - Florianópolis/SC
Quanto: R$ 121, inscrições online.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade