Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Máquinas da prefeitura de Imbituba reabrem o canal da Barra de Ibiraquera

A abertura foi feita com máquinas da prefeitura do município e é necessária para permitir a troca de água da lagoa com o mar

Redação ND
Florianópolis
24/08/2018 às 15H48

O canal que liga a Barra de Ibiraquera e o mar foi aberto pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca na tarde desta quinta-feira (23), em Imbituba. O trabalho seguiu a decisão de um comitê formado por diversas entidades do município. A abertura do canal foi feita de forma mecânica, com utilização de máquinas da prefeitura de Imbituba.

Máquinas da prefeitura reabriram o canal da barra de Ibiraquera, em Imbituba - Foto: Israel Rocha/Divulgação/ND
Máquinas da prefeitura reabriram o canal da barra de Ibiraquera, em Imbituba - Israel Rocha/Divulgação/ND


De acordo com os técnicos da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, o esvaziamento da lagoa foi necessário para que ocorra a troca de água entre a lagoa e o mar. “Conseguimos dentro de um tempo bem reduzido fazer o canal de circulação da água. Já estamos interligando o mar e a lagoa. Por questão de segurança, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar nos ajudaram na questão de segurança do local e das pessoas”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, Evaldo Espezim.

O secretário relata que, antigamente, a Barra de Ibiraquera tinha uma abertura natural, mas isso não acontece mais. "Se o alargamento do canal não fosse feito de forma mecânica, pelo menos, duas vezes por ano, o volume de água poderia superar o nível permitido e provocar até o alagamento de ruas", explica Espezim.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade