Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Luiz Carlos Prates estreia nesta segunda-feira como comentarista na RICTV Record

Comunicador estará diariamente no SC No Ar e no Balanço Geral nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó

Felipe Alves
Florianópolis
29/04/2018 às 14H35

Os comentários polêmicos e irreverentes de Luiz Carlos Prates estarão, a partir de segunda-feira (30), diariamente na RICTV Record. O comunicador é o mais novo integrante do Grupo RIC. De segunda a sexta ele fará comentários nos telejornais SC No Ar, no período da manhã, e também no Balanço Geral, a partir do meio-dia, nas seis cidades em que a RIC atua: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Xanxerê. Nesta terça-feira (1º), Prates estreia sua coluna diária no jornal Notícias do Dia, que se desdobra também em blog no NDOnline.

xxx - Daniel Queiroz/ND
Durante a semana, Luiz Carlos Prates (à esq.) deu uma prévia dos comentários em visita ao Balanço Geral, apresentado por Raphael Polito - Daniel Queiroz/ND


O comunicador já deu uma prévia com seus comentários nos telejornais da RICTV durante a semana em visita às emissoras do Grupo. “Um telejornal tem como primeira função informar e a obrigação de formar. Ou seja, discutir valores de ordem moral. O momento por que passamos no jornalismo brasileiro está meramente informativo. De um modo geral, um tanto descontraído, assentado sobre o politicamente correto. Eu chego com a proposta de, diante da informação, discutir os valores”, afirma.

No Balanço Geral de Florianópolis, Prates estará ao vivo todos os dias, interagindo com o apresentador Raphael Polito. O comentarista vai abordar os fatos do dia a dia e também as pautas voltadas a comportamento. “Ele vai agregar demais, por que ele é um cara de grande experiência, um nome importantíssimo do jornalismo nacional, que tem experiência vasta em rádio, jornal impresso e televisão. Ele vem no momento certo no sentido de acrescentar ao conteúdo a experiência que tem”, diz Polito, que se declara fã de Prates.

Para Ana Raquel Copetti, gerente de jornalismo da emissora, Prates chega com o objetivo de conversar cada vez mais e melhor com quem assiste a RIC. “As pessoas amam ou odeiam os comentários dele. Mas se envolvem de qualquer forma. É didático e simples na linguagem. Com 55 anos de estrada, ele aprendeu a falar com as pessoas dentro da casa delas”, destaca.

Balanço Geral na vice-liderança na Grande Florianópolis

Lançado em dezembro de 2016, o Balanço Geral caiu no gosto dos telespectadores e tem se consolidado na vice-liderança de audiência na Grande Florianópolis. Em janeiro deste ano, o programa comemorou melhor média de audiência mensal desde a estreia, na vice-liderança isolada. De acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), de segunda a sexta-feira, o BG conquistou 7,1 pontos de média*, das 12h às 15h, número 196% superior em relação à emissora que ficou em terceiro lugar.

Outro destaque é a qualificação do público telespectador: 96% da audiência no horário agrega as classes A, B e C, sendo que 92% têm mais de 18 anos. “Nosso foco de trabalho é sempre ter um bom conteúdo, as pessoas verão tudo que é notícia de Florianópolis e do Estado no Balanço Geral. O que é relevante para quem vive aqui vai estar no BG”, afirma Ana Raquel Copetti.

A RICTV inovou ao trazer a Florianópolis, em 2016, o Balanço Geral, sucesso de audiência nas emissoras da Record TV. O modelo de comunicar com linguagem solta e de fácil entendimento destaca-se ao trazer espaço para opinião, entradas ao vivo e espaço para a comunidade, com informação de confiança e jornalismo de credibilidade. “Foi um ano de muito trabalho, em que a equipe agarrou com unhas e dentes a proposta. Trabalhamos e funcionamos como uma família. Temos um papel social de falar das condições da cidade, do Estado, e temos cumprido o papel de ajudar as pessoas”, diz Raphael Polito.

* Fonte: Kantar Ibope Media - Media Workstation Premium - Rat% Domiciliar e ADH% - Média de janeiro 2018 vs crosstab da concorrência de segunda a sexta - 11/01/2018: pico registrado às 13h13 - Base TLE - Dados arredondados para uma casa decimal.

Justiceiro rebelde

Nascido em Santiago (RS), o jornalista, comentarista e palestrante Luiz Carlos Prates atua há 58 anos na área da comunicação. Começou a carreira como narrador esportivo na rádio Porto Alegre e narrou jogos de futebol por 25 anos. Tornou-se comentarista esportivo, apresentador e colunista em jornais e telejornais, em várias emissoras no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina trabalhou ainda na Rede Eldorado de Rádio e Televisão, na TV Record, em jornais impressos e outras emissoras.

Logo que começou a carreira, na TV Gaúcha, Prates deu uma entrevista ao jornal impresso interno da emissora que anunciava a nova contratação. “Justiceiro rebelde”, dizia o título. “Tenho até hoje em casa. Gosto de justiça, que é uma coisa rara hoje dentro das empresas e no mercado de trabalho. E rebelde por essas causas que vejo desnorteadas no cotidiano. Quem gosta de justiça acaba sendo polêmico”, resume.

Prates também é formado em psicologia, outra área que estudou com paixão e traz muito desse conhecimento para o cotidiano e o jornalismo. Além da televisão, Prates também atua na internet. No Facebook tem mais de 7.000 seguidores e no Youtube 9.000.

Publicidade

11 Comentários

Publicidade
Publicidade