Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Justiça determina retomada das discussões sobre segundo acesso a Bombinhas

Turistas sofrem com a existência de uma única estrada para acesso a algumas das mais belas praias do Litoral Norte

Marcos Horostecki
Bombinhas
05/12/2017 às 12H00

Quem costuma passar as férias de verão em Bombinhas, no Litoral Norte, sonha com a construção de um segundo acesso à cidade há pelo menos quinze anos. Sem ele, os pouco mais de 25 km desde a BR-101 se transformam numa verdadeira Via-crúcis. Há feriados em que o turista chega a levar três, quatro horas para percorrer o trecho. O projeto do governo do Estado, que prevê uma rodovia turística passando sobre o morro de Zimbros, é contestado por organizações ambientalistas e associações de moradores e, depois de quase dois anos em análise no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, deve passar agora por uma série de audiências públicas.

Morro de Zimbos conta com a única estrade de acesso a Bombinhas - Marcos Horostecki
Morro de Zimbos conta com a única estrade de acesso a Bombinhas - Marcos Horostecki


Será apresentado à comunidade o Relatório de Impacto Ambiental produzido pelo governo do Estado. As datas das audiências ainda não foram definidas. Também haverá necessidade de que o documento fique disponível por 45 dias para ser apreciado pela população.

Grupos ambientalistas como o Porto Ambiental e a Associação dos Moradores do Centro de Porto Belo defendem que o projeto seja substituído por um túnel. Entendem que a estrada turística não atende as necessidades das duas cidades e que o túnel permitiria mais mobilidade de trânsito, inclusive de veículos pesados, além de menos impacto no meio ambiente. Segundo a prefeita de Bombinhas, Ana Paula Silva (PDT), que vinha pressionando pela movimentação do processo no TRF4, caso o projeto seja liberado terá início uma nova batalha para conseguir recursos para a obra, cuja primeira versão tinha orçamento de apenas R$ 60 milhões.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade