Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Jardim Botânico de São José promove curso gratuito sobre o uso de plantas medicinais

O curso será realizado no dia 11 de maio e tem vagas limitadas

Redação ND
Florianópolis
28/04/2018 às 13H41

O estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças são o tema do curso “Como as plantas medicinais podem auxiliar no equilíbrio do organismo”, promovido gratuitamente pela Prefeitura de São José. O curso será realiado no Jardim Botânico no dia 11 de maio, a partir das 14h, e tem vagas limitadas.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da parceria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por meio do Departamento de Ciências Fisiológicas (CCB).

Plantas medicinais são tema do curso oferecido pela Prefeitura de São José em parceria com a UFSC - Secom/PMSJ/Divulgação/ND
Plantas medicinais são tema do curso oferecido pela Prefeitura de São José em parceria com a UFSC - Secom/PMSJ/Divulgação/ND



“Durante o curso faremos o reconhecimento das plantas medicinais que compõem o Jardim Sensorial do Jardim Botânico, um espaço que criamos para que os visitantes possam ter contato sensorial com as diferentes texturas das plantas e que já estará com a nova pavimentação acessível concluída”, conta o diretor do Jardim Botânico de São José, Sérgio Stähelin. 

Atualmente, um universo de 25 mil espécies de plantas são usadas em todo o mundo para a produção de medicamentos, incluindo não apenas aqueles obtidos por síntese de produtos naturais, mas também os medicamentos comercializados como produtos fitoterápicos. "Por meio da fitoterapia, ciência que estuda plantas medicinais, podemos utilizar os efeitos terapêuticos das plantas medicinais para estimular os processos metabólicos que ajudam a manter o organismo em equilíbrio", explica a farmacêutica e bioquímica que atua no Jardim Botânico de São José, Ana Carla Bertani. 

O curso será ministrado pelo professor da UFSC, Adair Roberto Soares Santos, coordenador e responsável pelo Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação, localizado no Departamento de Ciências Fisiológicas. O profissional tem ampla experiência na área de Farmacologia e Fisiologia e atua na pesquisa do mecanismo de ação de produtos naturais e terapias complementares.

As vagas do curso são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone 3381-0000 (ramal 4411), no período vespertino. O Jardim Botânico de São José está localizado no bairro Potecas e está aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. 

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade