Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Intenção de voto para prefeito de Florianópolis

Eleições 2012. Pesquisa mostra preferência dos eleitores da Capital

Ney Bueno
Florianópolis

 A RIC TV Record e jornal Notícias do Dia. divulgam a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Florianópolis, realizada pelo instituto Accord Pesquisas de Mercado e Opinião. Além da resposta espontânea,
foram apresentados dois cenários ao eleitor, em todos o deputado estadual licenciado e ex-secretário estadual Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior (PSD) lidera na preferência dos entrevistados.
A pesquisa mostra que a maioria da população da Capital, 74%, tem conhecimento que a eleição para prefeito e vereadores será no dia 7 de outubro deste ano.
Na consulta espontânea, em que o eleitor diz quem é o seu candidato sem interferência do entrevistador, Cesar Júnior lidera com 21%, seguido pela ex-deputada e ex-prefeita, Angela Amin (PP), com 13%, em terceiro está o deputado federal licenciado e secretário de governo da Prefeitura, Gean Loureiro (PMDB), com 7% e em quarto a deputada estadual Ângela Albino (PcdoB) com 3%. O vereador Márcio de Souza (PT), o vice-prefeito João Batista Nunes (PSDB) e o secretário da Floram (Fundação do Meio Ambiente), Gerson Basso (PV), registraram cada um 1% das intenções de votos.
Nas duas consultas estimuladas (em que é apresentado o nome e a sigla do candidato), Cesar Souza Júnior lidera com pontuação que varia entre 33% e 30%, mas o segundo colocado altera nas simulações: Na primeira opção, sem Angela Amin, o peemedebista Gean Loureiro e a deputada Ângela Albino ficam empatados com 10%. Na segunda, a ex-prefeita Angela Amin fica com 24%, Gean Loureiro com 10% e Ângela Albino com 3%.
A consulta espontânea tem 52% dos entrevistados ainda indefinidos, enquanto que na estimulada este percentual cai para 22% e 12% respectivamente.
A pesquisa retrata o quadro atual e considera como pré-candidatos aqueles nomes que as costuras políticas têm colocado sob os holofotes. A definição do quadro ocorrerá entre os dias 10 e 30 de junho deste ano, nas convenções partidárias.
O instituto Accord entrevistou 612 pessoas entre 26 e 29 de março. A pesquisa está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número 12/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%. Sua metodologia é quantitativa, descritiva, por amostragem, por meio de entrevistas individuais, com base em questionário desenvolvido pelo instituto.

  
Avaliação das chapas de prefeito e vice

 
Os entrevistados também fizeram uma avaliação de três possíveis chapas envolvendo os candidatos a prefeito e a vice.
Entre os entrevistados, a chapa Cesar Souza Júnior e o vereador João Amin (PP) teria 39% das intenções de votos. Os candidatos Ângela Albino (PCdoB) e Márcio de Souza (PT) teria 16% e a terceira chapa, com Gean Loureiro (PMDB) e João Batista Nunes (PSDB) com 13%. Não votariam em nenhuma destas chapas 16% e não sabem 16%.
No perfil dos entrevistados, a maioria (52%) é mulher. Além disso, 35% das pessoas ouvidas tem o segundo grau completo, e 34% possuem o ensino médio incompleto, enquanto 15% estão ou já passaram por uma faculdade e 3% foram para o colégio, mas ficaram no máximo até o primeiro do fundamental.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade