Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Inscrições para a sexta edição do Desafio do Conhecimento vão até 29 de agosto

Escolas de todo o Estado podem participar do concurso promovido pela Plataforma its que incentiva a produção de conteúdo pela internet

Felipe Alves
Florianópolis
Rosane Lima/ND
João Vitor e Stefanie, campeões individuais na edição passada, agora competirão juntos


Integrar os alunos de uma mesma escola, incentivando-os a produzir conteúdo enquanto navegam na internet é a proposta da sexta edição do Desafio do Conhecimento, concurso realizado pela plataforma its, com promoção do Grupo RIC. Escolas de todo o Estado podem participar da maratona de desafios que tem inscrições abertas até 29 de agosto. O tema deste ano é “todos por um planeta melhor”.

Para mobilizar ainda mais os alunos a competirem, este ano o Desafio do Conhecimento mudou algumas regras. Em vez de alunos disputando entre si, agora são escolas que competem umas com as outras. Alunos do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar.

Este ano, é preciso escolher entre seis a 12 alunos que serão os “líderes” da escola, responsáveis por organizar as tarefas, determinar como serão distribuídas e realizadas. É o chamado QG do Desafio. Os alunos também terão que escolher o educador campeão de cada escola. O professor será responsável por orientar os alunos na realização de cada prova.

Durante as oito tarefas, os alunos vão trabalhar questões relacionadas à sustentabilidade, educação, indústria, empreendedorismo, tecnologia, cidades e mercado de trabalho. “O elemento-chave das tarefas é a criatividade. Eles vão trabalhar dentro desses temas e ganharão pontos por cada tarefa realizada em diferentes quesitos. Ganha quem somar mais pontos no final”, explica Bruno Filomeno, diretor de relacionamento da its, a plataforma jovem da RIC.

Os alunos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de São José, João Vitor Turnes, 16 anos, e Stefanie Martins, 17, foram os vencedores da última edição do Desafio do Conhecimento. Este ano, eles se preparam para competir juntos em uma só equipe. “Participei três anos do desafio e acabamos aprendendo muito sobre o mercado de trabalho no último ano. Pudemos conhecer o perfil das indústrias e o que eles esperam dos trabalhadores”, diz João Vitor, que faz curso técnico em telecomunicações e conseguiu uma vaga como suporte técnico em uma empresa de tecnologia da informação.

Avaliações sobre criatividade e organização

Os oito desafios serão distribuídos ao longo de duas semanas de competição, entre 1 e 15 de setembro. O prêmio para a escola vencedora será uma lousa digital interativa, o educador campeão ganhará um iPad mini e os líderes do QG receberão passaportes para o parque Beto Carrero. A inscrição para o concurso, as instruções para as tarefas e as postagens dos conteúdos serão feitas somente pelo site www.desafiodoconhecimento.com.br.

Assim que uma tarefa for finalizada e publicada no site, automaticamente um novo desafio será lançado no sistema e ficará disponível para a equipe. Quanto mais rápido as equipes postarem as tarefas, mais tempo terão para concluir o desafio seguinte, podendo ganhar pontos extras pela agilidade. Entre os quesitos avaliados nas tarefas estão criatividade, participação do grupo, organização, conteúdo, pesquisa, viabilidade e relevância. “O Desafio do Conhecimento nasceu da necessidade de se trabalhar a internet com os alunos de forma a fazer com que eles produzam conteúdo enquanto navegam. Queríamos que eles usassem parte das quatro a seis horas que passam conectados para produzir conteúdo, que eles estivessem aprendendo a usar a internet como a ferramenta poderosa que é”, diz Bruno Filomeno, diretor de relacionamento da its.

COMO PARTICIPAR

Quando: inscrições até 29 de agosto
Quem pode se inscrever: alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º a 3º ano do ensino médio
Onde: www.desafiodoconhecimento.com.br Informações: duvidas@desafiodoconhecimento.com.br ou (48) 3212-4027

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade