Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Iniciativa do IMA e da Acaert reforça cuidado com a natureza em escolas públicas de SC

Dia J Ambiental, realizado esta semana, faz parte da campanha Jeito Catarinense

Redação ND
Florianópolis
09/08/2018 às 20H18

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e a Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) promovem esta semana o “Dia J Ambiental”. A mobilização conta com a participação de estudantes das redes estadual e municipal de ensino em várias regiões do Estado. A ação está sendo coordenada pelos responsáveis pelas Unidades de Conservação do IMA. A iniciativa terá como base a cartilha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” e os cartões verde e vermelho, materiais da campanha idealizada pela Acaert e realizada em todo o Estado.

Os estudantes poderão usar o cartão verde ou vermelho para orientar, alertar ou parabenizar as pessoas por suas atitudes - Caroline Costa/Divulgação/ND
Os estudantes podem usar o cartão verde ou vermelho para orientar, alertar ou parabenizar as pessoas por suas atitudes - Caroline Costa/Divulgação/ND


A cartilha, produzida sob supervisão da Secretaria de Estado da Educação, tem quatro capítulos: “O Jeito correto de tratar as pessoas”, “O Jeito correto de tratar a natureza”, “O Jeito correto de andar no trânsito” e “O Jeito correto de tratar a saúde”. O Dia J Ambiental enfatizará o segundo capítulo, com a experiência dos colaboradores do Instituto do Meio Ambiente, antiga Fatma.

A campanha do Jeito Catarinense está sendo veiculada por emissoras de Rádio e Televisão associadas à Acaert em todo o Estado. O trabalho também está sendo desenvolvido em parceria com as redes públicas de ensino.

Em Campos Novos e São Domingos a ação começou mais cedo. Na primeira cidade eventos são realizados desde quarta-feira (8), e repercutem de forma positiva entre os estudantes que passam por orientações sobre o jeito certo de cuidar do meio ambiente e, na sequência, recebem os cartões para indicarem quando a ação envolvendo a natureza estiver correta ou errada. Nesta sexta-feira (10), o Dia J Ambiental, chega a cidades como Criciúma, Florianópolis, Concórdia, Grão-Pará , Galvão, entre outras.

Confira a programação

Dia 10 de agosto – São Domingos

  • 9h30 e 15h45 – Quadra Coberta da Praça Germano Griss
  • Oficinas de Meio Ambiente.
  • Participação: Parque Estadual das Araucárias, Redes Estadual e Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Associação de Proteção aos Animais, Conselho Tutelar, Auto Escola Central, Polícia Militar Ambiental.

Dia 10 de agosto – Galvão

  • 9h30 e 13h45h – Auditório da Câmara de Vereadores
  • Palestra sobre a campanha Jeito Catarinense e do Parque Estadual das Araucárias.
  • Participação: Parque Estadual das Araucárias, Secretarias Municipais de Educação e Saúde e Polícia Militar.

Dia 10 de agosto – Criciúma

  • 08h30 às 11h30 – Parque das Nações
  • Participação: Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Famcri, Bairro da Juventude, Instituto Felinos do Aguaí, Instituto Alouatta, Fotografia Júnior, Departamento de Trânsito de Criciúma, Secretaria Municipal de Educação.

Dia 10 de agosto – Concórdia

  • 13h30 – 17h00 – Praça Dogello Goss
  • Participação: Parque Estadual Fritz Plaumann, Consórcio Lambari, Escola Estadual Francisco Bagatini, Escola Educação Básica Walter Fontana, Escola Educação Básica João Batista de La Salle, Polícia Ambiental, Fundema, Consórcio Itá e Casa da Cultura.

Dia 10 de agosto – Grão-Pará

  • 09h - 16 hs – Parque Estadual da Serra Furada
  • Atividades: Recicla Grão-Pará (FAMGP e CDL); Entrega dos cartões; Palestra; Brincadeiras com a temática ambiental; Produção de bomba de sementes; Mostra de fotografia (após evento, com a temática Jeito Catarinense) e entrega de mudas.
  • Participação: Fundação do Meio Ambiente de Grão-Pará, CDL e Secretaria de Educação Municipal.
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade