Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Hospital de Tijucas suspende atendimento a pacientes do SUS

A decisão vale a partir deste domingo (5/5)

danielpaulus
Florianópolis
Arquivo/ND
Arquivo/ND
O cancelamento acontecerá devido à defasagem da tabela do SUS e a um déficit financeiro da instituição.

 

O hospital São José e a maternidade Chiquinha Gallotti, do município de Tijucas deve cancelar os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde, a partir do dia 5 de maio. O cancelamento acontecerá devido à defasagem da tabela do SUS e a um déficit financeiro da instituição.

A decisão foi anunciada em reunião com representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc). Na ocasião, a presidente da Sociedade Divina Providência, Enedina Sacheti, falou sobre as dificuldades financeiras do hospital. Atualmente, o complexo hospitalar tem um déficit financeiro de R$ 86 mil por mês e com a tabela SUS defasada, a instituição não tem conseguido honrar os compromissos financeiros.

A instituição é a única da região com anestesista, pediatra e obstetra diariamente e o principal responsável pelo atendimento aos acidentados da BR-101 e outras rodovias da região.

Somente em 2012, o hospital registrou quase 30 mil casos atendidos pelo SUS só na emergência. No primeiro semestre deste ano foram mais de 700 cirurgias por meio do SUS e 250 por convênios. Mais de cem partos e cesarianas também foram registrados na unidade de saúde nos primeiros meses de 2013.

O presidente do Simesc, Cyro Soncini, reforça que o ideal seria que o governo federal priorizasse a saúde, mas enquanto isso não ocorre é preciso cobrar uma posição do prefeito que também tem responsabilidades.“Desde janeiro o gestor municipal não repassa recursos para o hospital que em 2012 registrou quase 30 mil casos atendidos pelo SUS só na emergência. É obrigação do prefeito assegurar por meios próprios ou medidas assistenciais este importante serviço à população”, afirmou Soncini.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade