Publicidade
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Homem de 21 anos morre eletrocutado ao desligar uma betoneira, em Florianópolis

Jovem trabalhava na obra de uma casa no bairro Vargem Grande e não utilizava equipamentos de segurança adequados

Redação ND
Florianópolis
05/10/2017 às 20H21

Um jovem de 21 anos morreu eletrocutado enquanto trabalhava na obra de uma casa no bairro Vargem Grande, em Florianópolis. O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), por volta das 16h30, na estrada Cristóvão Machado de Campos, no Norte da Ilha. A equipe médica do helicóptero Arcanjo 01, do Corpo de Bombeiros, chegou a prestar socorro à vítima no local, mas o homem não resistiu.

De acordo com o tenente Fábio Fraga, o homem trabalhava como pedreiro na obra e foi desligar o cabo de energia da betoneira quando recebeu a descarga elétrica. Segundo relatos de outros operários, que ligaram para o Corpo de Bombeiros imediatamente e iniciaram uma massagem cardíaca na vítima, ela permaneceu inconsciente após levar o choque.

Helicóptero Arcanjo, em Florianópolis, durante atendimento de vítima de choque elétrico no Norte da Ilha - Arcanjo/ Divulgação
Helicóptero Arcanjo, em Florianópolis, durante atendimento de vítima de choque elétrico no Norte da Ilha - Arcanjo/ Divulgação


O Arcanjo 01 chegou ao local após 15 minutos ser acionado e pousou em um campo de futebol, situada nas proximidades. A equipe da aeronave realizou os procedimentos de reanimação, por meio da massagem cardiorrespiratória, mas constatou o óbito após aproximadamente 50 minutos.

O homem foi identificado apenas como David – ele não carregava documentos e os colegas de trabalho não souberam informar aos bombeiros o seu nome completo. Conforme Fraga, a vítima não utilizava equipamentos de segurança adequados para o trabalho na obra, e, vestia camiseta, bermuda e chinelos. “Ele deveria estar com botas, capacete, luva e óculos de proteção”, explicou Fraga.

Além de equipamentos e vestimenta adequada, segundo o tenente, outros procedimentos são fundamentais para evitar acidentes deste tipo. “É importante evitar que a conexão elétrica fique no chão, porque é comum que obras que fazem uso de betoneira também utilizem água, o que pode acarretar em um curto”, disse.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, caso ocorra choque elétrico, a primeira medida que deve ser tomada é acionar o atendimento dos bombeiros, por meio do telefone 193. “Também é possível iniciar a massagem cardíaca, mas antes de abordar a vítima é preciso fazer a segurança do local, desligando a energia elétrica e garantindo que a fiação que desencadeou o choque não esteja trazendo riscos”, esclarece.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade