Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Guga adere à campanha Jeito Catarinense, da Acaert, que defende atitudes positivas

Movimento pretende valorizar as atitudes positivas e orientar sobre as ações negativas do dia a dia das crianças, jovens e adultos em Santa Catarina

Redação ND
Florianópolis
01/05/2018 às 22H59

A campanha Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas ganhou o apoio do melhor tenista brasileiro. Gustavo Kuerten, o Guga, aderiu ao movimento que pretende valorizar as atitudes positivas e orientar sobre as ações negativas do dia a dia das crianças, jovens e adultos em Santa Catarina. As cartilhas e os cartões, nas cores verde e vermelho, foram distribuídos nas 892 escolas da rede estadual de ensino para os quase 120 mil alunos, de 8 a 12 anos. Para o tenista, ex-número 1 do mundo, a inspiração para fazer as coisas certas pode contagiar os outros Estados.

Gustavo Kuerten exibe o cartão verde da campanha Jeito Catarinense, utilizado para reconhecer as ações corretas - Daniel Queiroz/ND
Gustavo Kuerten exibe o cartão verde da campanha Jeito Catarinense, utilizado para reconhecer as ações corretas - Daniel Queiroz/ND


A Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) teve a iniciativa de criar a campanha, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e Fecomércio SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), inspirada em uma ação da Prefeitura de Bogotá (Colômbia), que conseguiu reverter o índice de violência e desequilíbrio social com ações semelhantes. Serão distribuídas 10 mil cartilhas e 120 mil cartões nas cores verde, que valoriza as ações corretas, e vermelho, que repreende as atitudes erradas.

“Incentivar as boas práticas é fundamental e diria até que é otimizar um pensamento já existente. O nosso papel como orientador é estimular este potencial gigantesco, a vontade de viver e de fazer as coisas corretas destas crianças através de bons exemplos e da dedicação de estar presente diariamente”, disse Guga. O tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001) lembrou o técnico Larri Passos, que sempre o ensinou a ver o lado positivo das situações enfrentadas no dia a dia e acreditar no próprio potencial. Isso fez com que Guga se tornasse o número 1 do tênis mundial durante 43 semanas.

Gestos simples e incentivos

A adesão de Gustavo Kuerten à campanha Jeito Catarinense foi durante visita do presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli, ao Instituto Guga, em Florianópolis. “Guga tem uma forma simples de explicar as coisas. E com certeza sua participação é muito importante no sucesso da campanha”, disse Petrelli. “Essa criançada é a geração que transformará o mundo por meio de gestos simples, como um abraço e um bom dia carinhoso. Mas elas também precisam de incentivos e, por isso, a campanha é legítima. E todos nós também erramos e faz parte derrapar e aprender ao longo do caminho”, acrescentou Guga.

Cartilha será trabalhada nas salas de aula

Na segunda etapa da campanha, as escolas municipais das 20 maiores cidades de Santa Catarina também receberão as cartilhas e os cartões. Mas na prática, qualquer
escola que quiser participar (incluindo as privadas), pode acessar o site www.jeitocatarinense.com.br, baixar e imprimir a cartilha e os cartões.

Dentro da sala de aula, cada professor terá a liberdade para trabalhar a cartilha com as crianças de 8 a 12 anos dentro de seu projeto pedagógico. As 10 mil cartilhas  estão divididas em quatro pilares: o jeito certo de tratar as pessoas; a natureza; de andar no trânsito; e cuidar da saúde.

No dia a dia da sala de aula, os professores poderão trabalhar e discutir com os alunos as situações que estão na cartilha. Dentro e fora das escolas, os estudantes poderão usar o cartão (que tem um lado verde e outro vermelho) para orientar, alertar ou parabenizar as pessoas por suas atitudes.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade