Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Guarda do Embaú, em Palhoça, pede mais segurança e limpeza urbana

Moradores entregaram ao município lista de reivindicações e se prepara para a chegada dos turistas e da temporada de verão

Brunela Maria
Palhoça
14/11/2017 às 10H56

Aumento no policiamento, fiscalização de trânsito e na frequência da limpeza urbana. Essas são as principais reivindicações dos moradores da Guarda do Embaú, em Palhoça, para a temporada de verão 2017/2018. A comunidade fez a entrega dos pedidos para a Secretaria Municipal de Turismo e espera melhorias significativas na contrapartida da prefeitura.

“É necessária atenção redobrada na área de fiscalização, porque à noite há comércio ilegal de bebidas, muitas vezes acompanhado de drogas. Quanto à segurança, é um anseio da população. Sabemos das dificuldades, mas a presença de agentes de trânsito evita os estacionamentos irregulares”, explica o presidente da Associação dos Moradores, Adriano da Silveira.

Para manter balneabilidade, moradores da comunidade são responsáveis por recolher o esgoto de casas e restaurantes - Flávio Tim/ND
Comunidade quer manter a praia limpa e fazer com que o visitante se sinta seguro durante a estadia - Flávio Tim/ND


Faltando 17 dias para o início da temporada, ele solicitou quatro novos banheiros químicos para a praia e a presença constante da Polícia Militar. “É preciso também mais lixeiras nas ruas. E o recolhimento dos resíduos duas vezes ao dia. Pedimos ainda uma fiscalização nos bares e restaurantes para verificação dos esgotos, a fim de evitar vazamentos”, completa.

De acordo com o secretário de Turismo, Adriano de Mattos, um planejamento foi elaborado e está sendo posto em prática para o verão. Segundo ele, nesta temporada será ampliado o projeto das cadeiras anfíbias, que no último verão atendeu 400 pessoas com necessidades especiais. Haverá também a presença de 55 bombeiros e instalações de lixeiras em toda orla.

“Fizemos reunião com a Policia Militar para tratar do efetivo e com Secretaria de Segurança Pública para verificar a sinalização de trânsito. Recebemos a solicitação dos estacionamentos e iremos verificar. Temos os editais dos ambulantes e pontos fixos para os artesãos que estão em fase final”, explica. Mattos acrescenta ainda que neste ano serão instalados 23 banheiros químicos na orla junto de 8 arenas esportivas de vôlei e futebol.

Segurança será reforçada em todas as praias

A Polícia Militar promete reforçar o policiamento nas localidades da Enseada de Brito, Pontal, Praia de Fora, Passagem do Maciambu, Pinheira, Sonho, Papagaio e Guarda do Embaú. Nesses pontos, segundo o comandante do 16º BPM, Jacob Quint Neto, foram programadas ações preventivas com abordagens, barreiras, varreduras e operação Lei Seca. “Vamos realizar esses trabalhos com três estruturas, sendo uma na Praia de Fora, em parceria com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), na Cambirela, na Enseada do Brito e policiamento na Guarda pela sede da 2ª Companhia, com três viaturas durante 24 horas diárias”, comenta.
Os trabalhos também recebem apoio de policiamento na faixa de areia com quadricíclo, bike patrulha e motocicletas. “Vamos fazer bloqueios de trânsito e junto faremos uma vistoria no veículo, com ocupantes, para ver se tem passagem, drogas e armamento”, diz. O comandante anunciou também um reforço de quase 100% no efetivo policial para a região turística, passando de 40 para 70 policiais atuando na região.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade