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Governador de SC afirma avanço nos estudos para implantação de BRT na Grande Florianópolis

O projeto ainda deve ser apresentado ao Tribunal de Contas do Estado. A previsão é lançar a licitação entre o fim deste ano e o início de 2017.

Redação ND
Florianópolis
21/09/2016 às 15H10
Colombo se reuniu com os responsáveis pela implantação do BRT - Julio Cavalheiro/Secom
Colombo se reuniu com os responsáveis pela implantação do BRT - Julio Cavalheiro/Secom


O governador Raimundo Colombo recebeu a equipe responsável pelo projeto de implantação do sistema de transporte coletivo por BRT (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis na tarde de terça-feira (20) e afirmou que os estudos estão avançando. Os próximos passos envolvem apresentação do projeto ao Tribunal de Contas do Estado e a realização de audiências públicas para, então, lançar a licitação, o que está previsto para ocorrer entre o final deste ano e o início de 2017.

A proposta, segundo o governo do Estado, é estabelecer uma parceria público-privada para operação do sistema BRT na região metropolitana de Florianópolis, com uma concessão administrativa prevista para 25 anos. O traçado inicial contaria com 57,5 quilômetros, envolvendo quatro terminais exclusivos, 36 estações e 76 paradas.

O secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, explica que a área de cobertura é bastante ampla, abrangendo desde o município de São José e o bairro Estreito, na área continental de Florianópolis, até o Centro da Capital e, na sequência, as regiões da UFSC e do Norte da Ilha.

A estrutura prevista na Grande Florianópolis seria construída ao longo de quatro anos, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, valor a ser dividido entre poder público e iniciativa privada.

A estrutura seria construída em quatro anos - Secom/Divulgação
A estrutura seria construída em quatro anos - Secom/Divulgação


A proposta do BRT é aumentar o número de pessoas que utilizam o transporte coletivo na região, desafogando o trânsito na entrada e na saída de Ilha. Pesquisa do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável) da Grande Florianópolis aponta que enquanto a média brasileira é de 32% da população utilizando transporte individual (carro ou moto), na região de Florianópolis esse índice é de 48,7%. Em cidades que contam com sistemas semelhantes ao BRT previsto para Florianópolis, os índices são bem inferiores, como em Curitiba (30%) e no Rio de Janeiro (21%).

Também acompanharam a reunião o presidente da SCPar e do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas, Paulo César da Costa; os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; e da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto; e o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

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