Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Fundação Catarinense de Educação Especial volta a atender pelo SUS

Os atendimentos liberados pelo Sistema Único de Saúde são os de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular

Redação ND
Florianópolis
31/07/2017 às 18H51

Os atendimentos do serviço de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial) serão retomados a partir desta quarta-feira (2), para usuários encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), através de convênio firmado com a secretaria de Estado da Saúde. Os serviços estavam interrompidos desde março de 2015, devido à falta de médico oftalmologista. Neste período, foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico, graças a contratações emergenciais de oftalmologistas por curtos períodos.

O encaminhamento para o serviço de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular da FCEE é feito pelas Unidades Básicas de Saúde - Débora Klempous/Arquivo/ND
O encaminhamento para o serviço de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular da FCEE é feito pelas Unidades Básicas de Saúde - Débora Klempous/Arquivo/ND


O serviço de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular funciona no campus da FCEE, em São José. A equipe multidisciplinar é composta por oftalmologistas especialistas em baixa visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em reabilitação visual, avaliação funcional da visão e orientação e mobilidade.

O encaminhamento dos usuários é feito pelas Unidades Básicas de Saúde das Secretarias Municipais de Saúde, que direcionam os pacientes para a Gerência Estadual de Saúde. Esta, por sua vez, realiza o processo de agendamento para o atendimento na FCEE.

Voltado para pacientes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e com perdas ou atrofia ocular, o serviço passou a atender pacientes do SUS em 2005, quando foi firmado um convênio entre a secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde. A FCEE, então, passou a ser credenciada como centro de referência em Santa Catarina na área de reabilitação visual, realizando atendimento a usuários do SUS de todo o Estado.

O serviço de reabilitação visual da instituição, no entanto, foi instituído no início da década de 1990, através de convênio firmado com a Organização Nacional dos Cegos da Espanha, que possibilitou a capacitação de profissionais em Madri. Na época, também foi possível a aquisição de equipamentos e recursos ópticos especiais para o atendimento às pessoas com baixa visão.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade