Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Frente fria e chances de neve entre terça e quarta-feira na Serra Catarinense

Fábio Bispo
Florianópolis

Depois de enfrentar um inverno histórico e com registro de neve em todas as regiões o frio poderá voltar com força em Santa Catarina entre terça (13) e quarta-feira. Ainda que remotas, as chances de neve não estão descartadas. A nova frente fria que avança pelo Estado deve trazer nuvens carregadas e chances de chuva forte e moderada. As maiores acumulações estão previstas entre o Planalto e o Litoral, em média de 50 a 60 mm, podendo ocorrer pontuais próximos e acima de 100 mm, especialmente no Litoral Sul, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Devido à combinação do frio e umidade retorna a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul na quarta-feira, sobretudo no período da madrugada e manhã. Nesta terça, as mínimas devem ficar entre 1°C e 6°C. Na região da Grande Florianópolis as mínimas nos termômetros devem oscilar entre 4°C, na região de Rancho queimado, e 11°C na Capital.

Flávio Tin/Arquivo/ND

Na quarta os termômetros devem amanhecer abaixo de zero na Serra, com chances de neve nos pontos mais altos, acima dos 800 metros. As chances do fenômeno voltar a ocorrer, segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climatera, são mais fortes na madrugada de terça para quarta nos pontos altos da Serra, Morro da Igreja, Urupema e São Joaquim.

Entre a noite de terça e a quarta-feira há previsão de vento sul forte no Litoral. O vento com velocidade média de 60 km/h, com rajadas de 90 km/h, vai deixar o mar muito agitado com picos de onda de quatro metros no decorrer da quarta-feira, com risco para navegação e atividades de pesca até o início de sexta-feira.

Na quinta e sexta-feira, o ar seco e frio favorece a formação de geada nas áreas altas do estado. A Epagri/Ciram emitiu alerta principalmente para agricultores e a atenção especial novamente com os moradores de rua. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade