Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Fórum em Florianópolis vai debater a mobilidade e a sustentabilidade

Evento será no auditório da Fecomércio nesta quinta e sexta-feira

Redação ND
Florianópolis
22/11/2017 às 11H20

Empresas privadas, órgãos governamentais, estudantes, ativistas e entidades participam nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) da segunda edição do Mobisul - Fórum Sul Brasileiro de Mobilidade e Sustentabilidade. O evento será realizado no auditório da Fecomércio, em Florianópolis, e está com inscrições abertas.

As inscrições são recebidas no site do evento, que pretende mobilizar diferentes públicos e especialistas para discutir propostas, soluções e tecnologias para enfrentar os desafios nos centros urbanos, de modo a construir cidades mais sustentáveis.

Segundo a Fecomércio, durante o fórum, ficarão expostos veículos elétricos produzidos pelas empresas catarinenses Ampera Racing, formada por estudantes do Centro Tecnológico da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e a Mobilis Veículos Elétricos, que idealizou o Li, primeiro carro elétrico produzido em Santa Catarina. Os veículos também ficarão disponíveis para testes pelos participantes.

“A mobilidade está ligada à qualidade de vida e nosso objetivo é contribuir com ideias práticas e factíveis que melhorem as cidades e, em consequência, a vida das pessoas. Florianópolis, por exemplo, foi classificada pelo aplicativo Waze como a pior cidade para se dirigir. Como podemos mudar isso? Certamente a tecnologia é nossa grande aliada e será analisada em diversos momentos do Mobisul”, explicou André Ostermann, presidente do Sindepark-SC (Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos do Estado de Santa Catarina).

O evento é realizado pelo Sindepark-SC com apoio da Fecomércio e Ampe Metropolitana.

O Li na versão para condomínios não tem as portas, mas o desenho é o mesmo do modelo urbano - Daniel Queiroz/ND
O Li na versão para condomínios não tem as portas, mas o desenho é o mesmo do modelo urbano - Daniel Queiroz/ND



Programação

Na abertura do 2º Mobisul, a partir das 19h de quinta, haverá uma mesa redonda com a participação do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Na sequência, o debate será sobre "Inovação – Mobilidade, tecnologia e o impacto na sociedade”, com Letícia Saur, da S-Technik e Mahatma Marostica, da Mobilis Veículos Elétricos. 

Na sexta-feira, a discussão sobre “Plataformas digitais na mobilidade urbana” reúne Ricardo S. Pereira, da Capta Consultoria & Investimentos; Bruno Souza, vereador de Florianópolis, e André Ostermann, presidente Sindepark-SC, às 9h. A presidente da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques, apresentará sobre “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, às 11h, seguido por Gustavo Nolla, da Ampera Racing – UFSC F-SAE Elétrico, que abordará "O futuro dos veículos conectados e autônomos”.

Durante à tarde, Pedro Cezar Vinholi, do Sindepark-PR, Sérgio Morad, da Abrapark e Nelson Füchter Filho, da Citroen, falam sobre "O Futuro dos estacionamentos e das concessionarias”. Para encerrar a programação, André Ricardo da Nova Telles, da iCities - Smart Cities Solutions, fala sobre cidades Inteligentes, com apresentação de cases internacionais e oportunidades de implantações no Brasil.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade