Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Florianópolis terá programação especial na semana de incentivo à amamentação

Na Capital catarinense, 63,8% dos menores de 4 meses e 52,4% dos menores de seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno

Redação ND
Florianópolis
30/07/2017 às 20H30

A Prefeitura de Florianópolis participa do movimento Agosto Dourado com atividades que marcam a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral.

No mês do Agosto Dourado intensificam-se as ações de educação em saúde sobre os benefícios do aleitamento materno em todas as unidades de saúde do município. A ideia é reforçar a informação de que o leite materno é o único alimento capaz de garantir a sobrevivência humana em condições de extrema escassez, tendo o maior percentual de impacto para garantir a saúde infantil.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno. Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de 4 meses e de 52,4% em menores de 6 meses, sendo considerada a segunda capital com a melhor prevalência de aleitamento materno exclusivo.

Para manter esses índices, são promovidas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como os hospitais amigos da criança, bancos de leite, Central de Incentivo ao Aleitamento Materno, grupos de gestantes na iniciativa pública e privada e adesão à licença maternidade de 6 meses para as funcionárias municipais.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conta, atualmente, com 35 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde, que propõe a construção de atividades voltadas à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada local, com a corresponsabilidade de todos para a construção de um fluxo de acolhimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas.

 As oficinas da estratégia são realizadas nos centros de saúde, que também oferecem Cantinhos da Amamentação - espaços destinados à promoção do aleitamento materno. Além disso, o projeto Creche Amiga da Amamentação foi implantado em 32unidades de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o Capital Criança, através do Programa Saúde na Escola.

  

Programação na Grande Florianópolis:

05/08/2017A HORA DO MAMAÇO FLORIPA 2017, às 14 horas, no Parque de Coqueiros – promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/COMAMAS. Conta com a parceria da 18ª GERSA, UNIMED Grande Florianópolis, Hospital Universitário, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José, Hospital Ilha, Clínica Santa Helena, Associação de Doulas de Santa Catarina. 

19/08/17 – A HORA DO MAMAÇO FLORIPA 2017, às 14 horas, no Parque da Luz –parceria com o CDL Florianópolis, Associação de Pediatras do Hospital Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis – COMAMAS.  

25/08/17 - A HORA DO MAMAÇO FLORIPA 2017, às 14 horas, no Parque do Córrego Grande – promovido pela rede social Amiga Materna, apoiado pelo COMAMAS, as maternidades e a Rede de Saúde de Florianópolis.  

Durante todo o mês - Mobilização da comunidade pelas equipes de saúde da família – unidades Básicas de Saúde de Florianópolis intensificarão o tema amamentação entre os grupos educativos.  

28 e 29/08/17– II Congresso Catarinense de Aleitamento Materno – promovido pela ALESC, a Associação dos Pediatras do Hospital Florianópolis, Qualirede, em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis/COMAMAS/Capital Criança – SMS Florianópolis, Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Maternidade Carmela Dutra: 

01/08 à 07/08 - CAIXA DOS SABERES DA AMAMENTAÇÃO 

Na sala de banho dos RNs dos postos I e II, na sala de espera do ambulatório de gestação de alto risco, no Banco de Leite e na UTI neonatal, serão colocadas caixas contendo frases com dicas sobre amamentação com a finalidade de apoiar e incentivar o aleitamento materno.

MURAL INFORMATIVO

No mural do refeitório da Maternidade Carmela Dutra será colocado informações sobre curiosidades do leite materno.

07/08 - 15:00h - RODA DE CONVERSA 

Profissionais da área da saúde Maternidade Carmela Dutra que estão amamentando irão compartilhar suas experiências sobre a amamentação.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade