Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Calor de outono leva muita gente às praias de Florianópolis

Com menos turistas e mais espaço na areia, banhistas aproveitam o clima gostoso para cair na água

Elaine Stepanski
Florianópolis
Bruno Ropelato/ND
Mar é irresistível com o calor que está fazendo no outono

 

Os irmãos Mariane, 27 anos, e Mauricio Rubio, 31, aproveitaram o dia de sol e as altas temperaturas de até 31ºC para curtir o mar e ca­minhar pela areia da praia Mole, no Leste da Ilha. Os irmãos paulistas que recém-chegaram à Ilha não fo­ram os únicos que aproveitaram o calor para ficar à beira-mar ou pra­ticar alguma atividade ao ar livre.

O outono, que começou no dia 20 de março, por enquanto está com cara de verão. E a previsão é de que os próximos dias continuem com tempo firme e muito calor. Para hoje e amanhã, a temperatura má­xima fica entre 30ºC e 31ºC. A mu­dança do clima está prevista para domingo, com chuva entre a tarde e a noite, com máxima de 27ºC.

No Norte da Ilha, a temperatu­ra, de acordo com a Epagri/Ciram, chegou a 31ºC na tarde de ontem. E no Itacorubi, 30ºC. Apesar de altas, as temperaturas passaram longe do calor excepcional e de quebras de recordes previsto pelos meteorologistas. O último recor­de de calor registrado no mês de abril em Florianópolis ocorreu em 2002, com 35,4ºC.

Para a carioca Luana Wa­tkins, 29, apesar de ser outono, a cidade ainda está com cara de verão. “Aproveito para fazer ati­vidade física. Vou do centrinho da Lagoa para a praia Mole cor­rendo, e com o tempo firme ajuda muito. Dias assim favorecem as belezas e atividades que Floripa proporciona a quem mora e visita a Ilha”, afirmou.

O ambulante Ivan Francisco de Souza, 56, que trabalha há 20 anos na praia, recorda que o outono na Ilha tem dias de calor semelhantes ao verão. “Até maio tem dias as­sim, continua quente”, disse. “Des­de o último fim de semana, quando chegamos, as temperaturas estão altas. Se assemelham ao verão. É algo estranho para o outono, mas dá para aproveitar melhor o mo­vimento das praias, sem aquela aglomeração do verão”, contou a turista Mariane.

Peruanas curtem o veranico da Ilha

Pela primeira vez em Florianópolis, as amigas peruanas Talia, Maria Isabela, Sandi e Alexandra estão encantadas com as belezas naturais e com o clima de Florianópolis. Ontem, elas pedalaram pela região da Lagoa da Conceição e pararam para tomar suco na praia Mole. “Está com uma temperatura muito agradável, estamos adorando. É tudo lindo, como se fosse verão”, disse Maria Isabel.

Outro que está aproveitando o calor na praia é Luca Gabriel, carioca que mora em Florianópolis há dez meses. Ontem, ele jogava futebol com o ambulante Ivan Francisco de Souza na praia Mole. “Estou acostumado com o calor. Os últimos dias foram ótimos para a prática de atividade ao ar livre”, afirmou.

Sem El Niño, inverno será mais rigoroso

A previsão, de acordo com o meteorologista Erickson de Oliveira, da Epagri/Ciram, é de que o outono siga dentro da normalidade, com pequenas variações e aparecimentos dos chamados veranicos. “Com o El Niño enfraquecido, teremos mais condições de chuvas e máximas não tão altas, mas não exclui os períodos de veranicos. A expectativa é de um inverno com mais cara de inverno do que no ano anterior”, explicou.

De terça a quarta-feira da próxima semana, há indicativo de chuva significativa para o Estado. Na sequência, a temperatura diminui um pouco, especialmente no litoral, devido à atuação de uma alta pressão (massa de ar frio), que favorece a diminuição do calor.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade