Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Florianópolis lança edital para exploração de espaços turísticos na próxima temporada

Projeto prevê instalação de contêineres em pontos mapeados pela superintendência de turismo e tem objetivo de melhorar a infraestrutura, principalmente nas praias, a partir da próxima temporada

Redação ND, com informações da RICTV Record
Florianópolis
13/08/2018 às 20H02
Busto do jornalista Manoel de Menezes está pichado, descascando e sem as duas orelhas - Marco Santiago/ND
Busto do jornalista Manoel de Menezes, no mirante do morro da Lagoa está pichado, descascando e sem as duas orelhas - Marco Santiago/ND


Um edital será lançado para a exploração de espaços turísticos em Florianópolis na próxima temporada pela prefeitura da Capital. O projeto prevê a instalação de contêineres em pontos mapeados pela superintendência de turismo e tem o objetivo de melhorar a infraestrutura, principalmente nas praias, a partir da próxima temporada. Entre os locais estudados estão os seis mirantes existentes na cidade, que podem entrar na lista.

Segundo o superintendente de turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca, o estudo foi feito a partir de uma pesquisa que a Fecomércio faz anualmente. “O principal problema na temporada é a falta de infraestrutura nas praias. Dentre esses problemas, o principal deles é a falta de banheiros. Com isso, além da gente economizar recursos públicos na locação de banheiros químicos, a gente oferece serviços também de graça com melhor qualidade e gera emprego e renda durante a temporada”, explicou.

Cinco dos mirantes de Florianópolis ficam em locais públicos e são responsabilidade da prefeitura. O visitante precisa contar com a disponibilidade de ambulantes ou de estabelecimentos próximos para poder utilizar o banheiro ou se alimentar. Apesar de serem muito procurados pelos turistas que visitam a cidade, os mirantes não costumam passar por obras ou serviços de revitalização. A manutenção é basicamente a limpeza dos espaços e a retirada do excesso de vegetação.

No mirante do Morro da Lagoa, localizado às margens da rodovia Admar Gonzaga, a SC-404, o busto do jornalista Manoel de Menezes, está pichado, descascando e sem as duas orelhas. As telas de proteção da estrutura também estão descascando e enferrujadas. Os outros mirantes também contam com problemas similares na estrutura, além da questão da segurança.

Para a responsável pela Casa de Retiro, mais de 25 mil pessoas passam no local durante o verão - Flávio Tin/ND
Mirante do Morro das Pedras ficou fechado durante um período em julho de 2017 devido aos furtos e roubos registrados na temporada - Flávio Tin/ND


O mirante do Morro das Pedras, que recebe cerca de 25 mil turistas por ano, ficou fechado durante um período em julho de 2017 devido aos furtos e roubos registrados na temporada daquele ano. A superintendência de turismo informou que a Guarda Municipal tem feito rondas diárias pelos mirantes no último ano, para resolver os problemas de segurança.

Hednei Marangoni é diretor de serviços no setor elétrico e está na cidade a trabalho. Após receber uma indicação, ele e um colega foram até o mirante do Morro da Lagoa conhecer uma das vistas mais famosas de Florianópolis. “A vista é maravilhosa mesmo. Achei fantástico”, elogiou, mas disse que sentiu falta de uma preocupação maior com a conservação, a pintura e a limpeza do local. “Não que esteja muito ruim. Acho que o espaço é bacana. Acho que alguma coisa para alimentação seria bacana”, complementou.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade