Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Filhote de baleia franca é encontrado encalhado em praia de Jaguaruna, no Sul de SC

Animal, de cerca de 5,73 metros de comprimento, foi avistado por pescador na manhã desta quinta-feira

Redação ND
Florianópolis
31/08/2018 às 10H26

Mais uma baleia franca foi encontrada encalhada na manhã desta quinta-feira (30), na Barra do Torneio, em Jaguaruna, no Sul da Santa Catarina. O animal, um filhote de cerca de 5,73 metros de comprimento, foi avistado por um pescador. Associações e equipes pertencentes ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) deram início à necropsia, para identificar a causa da morte. Até agora, já foram contabilizadas quatro baleias francas mortas em Santa Catarina e outras duas no Rio Grande do Sul neste ano.

Causa da morte de filhote de baleia franca está sendo identificado - APA-BF/ICMBio
Causa da morte de filhote de baleia franca está sendo identificada - APA-BF/ICMBio


Após se deparar com a baleia, o homem acionou a Colônia de Pesca Z33, que contatou a APA-BF (Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca). Equipes da coordenação do protocolo de Encalhes e Enredamentos de Mamiferos Marinhos da APA-BF foram até o local e identificaram que se tratava de um macho.

As equipes também contaram com o apoio do IMAJ (Instituto de Meio Ambiente de Jaguaruna) e a Secretaria de Obras da Prefeitura de Jaguaruna para a retirar o animal do local inicial.

As baleias franca migram anualmente entre áreas de alimentação e reprodução. De julho a novembro a espécie vem para Santa Catarina para acasalar e procriar. O pico de ocorrência é em setembro, sendo os últimos indivíduos avistados em novembro.

A principal área de ocorrência da espécie é no litoral centro-sul de Santa Catarina. No entanto, a presença em outras regiões do Estado pode ocorrer, e tem sido cada vez mais frequente em função do crescimento e recuperação populacional da espécie no Brasil.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade