Publicidade
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Festival Planeta.doc começa nesta segunda com filmes que discutem o tema sustentabilidade

Serão mais de cem filmes em exibição a partir desta segunda-feira até 10 de novembro

Da Redação/ND
Florianópolis
15/10/2017 às 14H42
Documentário brasileiro “5 vezes Chico”, sobre o Rio São Francisco - Divulgação/ND
Documentário brasileiro “5 vezes Chico”, sobre o rio São Francisco - Divulgação/ND


Com mais de cem filmes na programação, muitos premiados em diversos festivais do mundo, começa hoje a quarta edição do festival PLANETA.doc. Com exibição de longas, debates e conferências a mostra, que irá até o dia 10 de novembro, visa estender a discussão sobre a sustentação da vida no planeta, a fim de promover mudanças de olhares e paradigmas pré-estabelecidos, mostrando ideias que possam beneficiar a sociedade humana e a biodiversidade do planeta. Toda a programação é gratuita e pode ser baixada na App. PLANETA.doc ou no site do festival.

“Nossa proposta é aliar conhecimento e arte. A emoção é necessária no processo de conhecer, e os filmes permitem um aprofundamento em questões limites essenciais, em problemáticas comuns que são vivenciadas em todo o mundo, porque estamos numa etapa de globalização que coloca a humanidade inteira na mesma nave. Compreender estas problemáticas para dar o salto para a mudança é o objetivo do festival e do PLANETA.doc Conferência”, destaca a diretora do festival, Mônica Linhares.

O evento, o maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil, trata de toda a temática da relação do ser humano com a Terra, o que inclui temas como produção e destino do lixo, mobilidade urbana,  retomada dos espaços públicos nas cidades contemporâneas, alimentação e saúde pública, movimentos sociais, explorações de territórios e biomas   um olhar aprofundado para as realidades sociais e ambientais de todo o planeta.

Os filmes serão exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos e cineclubes. Entre os espaços que irão sediar o evento estão o cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), Sapiens Parque, Centro de Eventos e auditório da reitoria da UFSC, Fundação Cultural Badesc e rede Cinesystem (Shopping Iguatemi), além de espaços diversos da cidade como o Circo da Dona Bilica, espaço Conexão, O Sítio, o Círculo Artístico Teodora e Sol da Terra.

Entre os filmes da programação estão produções da Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Brasil, entre outros..

“Drones”, documentário que se passa no Paquistão - Divulgação/ND
“Drones”, documentário que se passa no Paquistão, no qual drones são acionados a partir do deserto de Nevada (EUA) e provocam danos e mortes, inclusive de  civis - Divulgação/ND



Conferência trará especialistas

No dia 23, o festival também faz sua conferência, no Auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC entre 11h e 22h30. Serão convidados especialistas do Brasil e do exterior em temas como lixo, produção orgânica, desperdício, fome, cidades humanas, entre outros.

Entre os nomes confirmados, estão Ronni Kahn, da Austrália, que fundou a OzHarvest, que se tornou a principal organização de resgate de alimentos da Austrália; Jonathon Hannon, da Nova Zelância, da Zero Waste Academy, formação focada em temas como desperdício zero e a sustentabilidade, e Denner Giovanni, de Brasília, ambientalista reconhecido internacionalmente, que recebeu da ONU o prêmio Unep-Sasakawa, em 2003, por sua atuação na defesa da biodiversidade.

Confira a programação desta segunda, 16:

Cinema do CIC   

 9h: Bag It (EUA). Direção: Suzan Beraza. 74 min. (Sessão Dia do PLANETA)

 15h: Plastificado (ZAF, AUS, BRA, KHM, SGP, EUA) Direção: Michael J. Lutman. 48 min. (Sessão Dia do PLANETA)

 18h30: O Jogo da Extinção (DEU, CAN). Direção: Jakob Kneser. 52 min

 UFSC (Auditório Teixeirão)

 9h: Bag It (EUA). Direção: Suzan Beraza. 74 min. (Sessão Dia do PLANETA)

 * A partir de terça, acontecerão sessões diárias, até sexta, também na Fundação Badesc. A partir da próxima semana, outros espaços receberão o PLANETA.doc. A exibição de filmes segue até o dia 10 de novembro.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade