Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Festival da Tainha movimenta o mês de junho em Florianópolis

Mercado Público e restaurantes da Costa da Lagoa celebram a safra de 2018 com pratos e descontos para a clientela

Redação ND
Florianópolis
07/06/2018 às 17H46

Festival da Tainha de Florianópolis oferece mais de 30 pratos para degustar o peixe - RICTV/Divulgação
Festival da Tainha de Florianópolis oferece mais de 30 pratos para degustar o peixe - RICTV/Divulgação

Os 13 restaurantes do vão central do Mercado Público de Florianópolis já estão prontos para o 3º Festival da Tainha, que acontece a partir desta quinta (7) até a próxima quarta-feira (13). O festival trará mais de 30 opções de pratos com o peixe. 

Para quem prefere comprar a tainha no mercado e preparar em casa, os preços estão oscilando entre R$ 13/quilo (tainha sem ova) e R$ 16/quilo (com ova).

"A concorrência é para ver quem oferece a melhor tainha escalada, em postas ou o melhor caldo do peixe. Há notícias de grandes lanços de barcos tanto aqui na Ilha quanto no Sul do Estado, em Laguna, por exemplo. Os grandes barcos também têm capturado muita tainha. Então, quem ganha é o público, tanto em qualidade como no preço", afirma o proprietário de uma das peixarias do Mercado, Marcelo Jacques, à reportagem da RICTV.

Barcos artesanais e industriais aproveitam a safra deste ano, que tem uma cota ainda longe de ser atingida. Isso garante que os pescadores podem continuar capturando os peixes.

Depois de chegar às praias, as tainhas são levadas para as peixarias da região. "Aumenta o consumo e a qualidade, com isso quem ganha é quem vem comprar o peixe ou degustá-lo em um dos restaurantes aqui do Mercado", avalia Marcelo Jacques.

Costa da Lagoa se une ao festival

Durante todo o mês de junho, o Núcleo da Costa da Lagoa da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) promove o 1° Festival da Tainha da localidade. Os restaurantes oferecem 20% de desconto nos pratos que utilizam o peixe, entre segunda e sexta-feira.

Thiago Laureano, coordenador do Núcleo, destaca que além de convidar a população a degustar a tainha, a iniciativa pretende valorizar a tradição local. “A pesca é patrimônio cultural imaterial de todos os catarinenses. A safra em 2018 já foi regulamentada e todos podem apreciar esse peixe delicioso. Com essa ação, convidamos todos a saborear conosco”, afirma.

A Costa da Lagoa é a única comunidade da Ilha de Santa Catarina onde só é possível chegar a pé ou de barco. Conserva tradições que valorizam a pesca como uma de suas principais vocações.

>> Confira abaixo os restaurantes que participam da ação:

Ponto 13 – Bela Ilha

Ponto 14 - Restaurante Coração de Mãe

Ponto 16 – Lagoa Bonita, Cachoeira, Sabor da Costa e Recanto da Natureza

Ponto 17 – Lagoa Azul

Ponto 18 – Do Índio e Paraíso da Néia

Ponto 19 – Cabral.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade