Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Família de Florianópolis vai percorrer os Alpes em bicicletas e bike-trailer

Cristiano Wuerzius e Alessandra de Azevedo vão pedalar com as pequenas Ingrid e Sara por quase 500 quilômetros entre Alemanha, Áustria e Itália

Felipe Alves
Florianópolis

Em cima de duas bicicletas e de uma bike-trailer para as filhas, o casal Cristiano Wuerzius, 37 anos, e Alessandra de Azevedo, 34, de Florianópolis, vai pedalar por quase 500 quilômetros para atravessar a região dos Alpes europeus a partir de terça-feira. Em cerca de dez dias, eles passarão por Alemanha, Áustria e Itália pedalando na companhia das pequenas Ingrid, de dois anos e meio, e Sara, de um ano.

Daniel Queiroz/ND
Cristiano, que vai levar as filhas no bike-trailer, e Alessandra


A ideia surgiu para que a família pudesse aproveitar um período de férias, envolvendo esporte e aventura. Longe de passar as férias em um resort descansando, Cristiano e Alessandra decidiram colocar os pés para pedalar. Surgiu então o projeto Nós Quatro na Estrada.

Além do desafio do percurso que irão percorrer, o casal resolveu também levar as filhas e, para cumprir o objetivo, estará munido de um carregamento de fraldas, papinhas e lanches para garantir o conforto da viagem. “A gente queria envolvê-las, pois acredito que dar o exemplo vale muito mais do que falar para elas praticarem esportes. A prioridade será a segurança delas. Planejamos tudo em torno disso”, explica Cristiano, que tem uma empresa de consultoria para empresas de tecnologia.

Quando decidiram viajar, nenhum dos dois estava acostumado a pedalar. “Começamos pra valer em dezembro do ano passado. Eu não tinha nem bicicleta”, diz a engenheira Alessandra. Desde então, o casal contou com a ajuda de um profissional que dá orientações sobre treinos e condicionamento físico em corridas e pedaladas para garantir o ritmo da viagem.

Ao longo das ciclovias dos três países, a família descansará em hotéis e uma empresa ficará encarregada de transportar as malas. Além de enfrentar o percurso e as subidas, Cristiano será o responsável por levar o bike-trailer com Ingrid e Sara, com um peso próximo de 45 quilos. O bike-trailer foi comprado especialmente para a viagem, que será feita durante o verão europeu. Mas a família estará preparada para imprevistos como chuva ou frio.

A preparação e a aventura durante a viagem estão sendo contadas no site www.nosquatronaestrada.com.br. Na internet, eles mostram os detalhes, fotos e depoimentos de como é pedalar com as crianças.

Preparação em Santa Catarina

Para conseguir pedalar os quase 500 quilômetros, Alessandra e Cristiano começaram a treinar três vezes por semana com as meninas em lugares como o Morro da Cruz, a avenida Beira-Mar Norte e Coqueiros. No mês passado, eles também encararam três dias de pedaladas por parte do circuito de cicloturismo do Vale Europeu, no Vale do Itajaí.

Como nenhum dos dois pedalava, o início dos treinos foi um desafio. “O primeiro choque foi quando tentei subir o Morro da Cruz só com a Ingrid e, quando cheguei na metade, falei que eu devia começar a treinar de verdade ou a viagem não aconteceria”, relembra Cristiano. A partir dali, foram traçadas metas e, com disciplina, o casal montou planos de corrida e caminhada para cumprir o objetivo.

O desafio final antes da viagem em maio, quando a família percorreu de bicicleta os municípios de Timbó, Pomerode, Indaial e Rodeio, no Vale Europeu. Foram quase 45 quilômetros por dia, enfrentando subidas, estrada de chão e dias de chuva. “Antes tínhamos uma insegurança, agora estamos mais confiantes. Queremos mostrar que outros pais podem fazer planos de viajar com as crianças juntos”, diz Cristiano.  

AVENTURA ALPINA 

O trajeto

Serão dez dias e quase 500 km de pedaladas entre Alemanha, Áustria e Itália. Confira o percurso e a quilometragem de cada trajeto:

Munique (Alemanha): 45 km

Lago Starnberger (Alemanha): 35 km

Murnau (Alemanha): 60 km

Füssen (Alemanha): 40 km

Landeck (Áustria): 55 km

Mals (Itália): 65 km

Merano (Itália): 45 km

Bolzano (Itália): 70 km

Trento (Itália): 50 km

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade