Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Ex-presidente Lula retorna a Santa Catarina neste sábado após oito anos

Às 10h deste sábado, movimentos pró e contra Lula serão realizados em Florianópolis

Felipe Alves
Florianópolis
23/03/2018 às 21H43

O ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, retorna a Santa Catarina neste sábado após oito anos. Em passagem por Florianópolis, Chapecó, Nova Erechim e São Miguel do Oeste, a caravana de Lula pelo Sul do país chega a Santa Catarina em momento crucial, às vésperas do julgamento de seu recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, marcado para a próxima segunda-feira. No Estado, o petista chega acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, do ex-ministro da educação, Fernando Haddad, e de parlamentares da região sul.

Lula desembarca no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã deste sábado. Seu primeiro compromisso será na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), às 10h, em encontro fechado com reitores, diretores e professores da rede pública de educação superior e tecnológica do Estado. No mesmo horário, está programada a concentração do público em frente à praça 15 de Novembro, no Centro da cidade. Na sequência, será realizado o “ato público em defesa da democracia”, às 12h, no largo da Caredral.

“É um evento que tem toda uma simbologia pelo momento que vive o Brasil. Esse momento na praça 15 tem uma ligação histórica com a Novembrada, de 1979, que marcou a luta pela liberdade democrática do país. Lula chega na praça com a mesma simbologia, de afirmar a democracia como valor universal”, afirma o deputado federal e presidente estadual do PT, Décio Lima.

No mesmo horário do evento a favor de Lula, o movimento Vem Pra Rua organizou uma manifestação contrária ao ex-presidente em Florianópolis. Com concentração às 10h no trapiche da avenida Beira-Mar Norte, o movimento usa a hashtag #LulaNaCadeia para pedir a prisão do ex-presidente.

 

Lula discursa em Porto Alegre - Fábio Bispo
 Fábio Bispo



Lula quer que STF analise o mérito do caso do triplex

Em entrevista para a rádio Super Condá, de Chapecó, na sexta-feira, Lula afirmou esperar que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o mérito do seu processo referente ao triplex de Guarujá e faça as correções necessárias. “Inventaram uma mentira e não sabem como sair dessa mentira. Eu espero que a Suprema Corte faça a correção necessária. Ela não pode permitir que nenhum brasileiro seja vítima da insanidade de algumas pessoas. Inventaram uma história escabrosa e continuaram contando mentiras”, disse ele, ao se referir ao inquérito feito pela Polícia Federal, à acusação do Ministério Público Fedeal e às sentenças em primeira instância e no TRF4. Lula classificou todo o processo como um “conluio” recheado de mentiras.

Questionado sobre o objetivo da caravana que está fazendo no Sul do país desde 19 de março, Lula evitou classificar-se como pré-candidato à presidência da República. “Faço a caravana como um cidadão brasileiro preocupado em conhecer o Brasil. Se fosse eleitoral (a caravana), eu não teria ido à região menos habitada do Rio Grande do Sul”, disse ele.

 

Agenda de Lula em Santa Catarina

SÁBADO

Florianópolis

10h - Reunião com reitores e diretores de Santa Catarina

12h - Ato na praça 15 de Novembro

 

Chapecó

19h - Ato regional do Oeste 

 

DOMINGO

Nova Erechim

10h - Encontro com sistema cooperado da agricultura familiar 

 

São Miguel do Oeste

14h30 - Visita na produção de leite CooperOeste

18h30 - Ato cultural

Publicidade

9 Comentários

Publicidade
Publicidade