Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

"Esperamos que venha de vez", diz lojista de Florianópolis sobre a chegada do frio

Queda na temperatura agradou saudosos do inverno. Meteorologia cogita até neve nesta semana no Planalto Serrano

Elaine Stepanski
Florianópolis

Vento, chuva e temperaturas em queda nesta terça-feira (26) mudaram os ânimos de lojistas de Florianópolis preocupados com as vendas de inverno após um mês de abril com calor acima da média. “Sou lojista há 26 anos e a chegada do frio estava muito demorada este ano, estava estranhando. Os lojistas estavam mais cautelosos para as compras de outono/inverno, mas agora esperamos que venha de vez”, disse Rose Macedo Coelho, coordenadora dos lojistas da Vidal Ramos. 

Marco Santiago/ND
Rose Macedo Coelho arruma vitrine de loja na Vidal Ramos


A mudança de clima também agradou quem estava com saudades do frio. “Já estávamos preparadas para o frio. O verão estava muito longo”, contou Daniele Camuzzato, de 23 anos, enquanto tomava café ao lado da amiga Amanda Machado, de 21 anos. 

A peruana Tais Pedroso, de 19 anos, tirou casado e cachecol do armário nesta terça-feira. “É maravilhoso. Estava com o cachecol guardado na bolsa desde o início da semana esperando o frio que não chegava”, disse.

Depois de um calor de verão no fim de semana, com máximas na casa dos 30ºC, as temperaturas caíram vertiginosamente nesta terça. No fim da tarde os termômetros marcavam 18ºC no Centro. Nesta quarta, a massa de ar polar que avança por Santa Catarina deve fazer a Capital registrar mínima de 13ºC e máxima de 17ºC.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), há possibilidade de neve nesta quarta-feira em áreas altas do Planalto Serrano.

Marco Santiago/ND
Amanda e Daniele estavam com saudades do friozinho


“Com essas condições de baixas temperaturas e umidade, o frio ganha força e podemos ter o aparecimento de neve no Planalto Sul. Na quinta-feira devemos esperar o dia mais frio. As temperaturas voltam a subir, mas só depois de sábado”, afirmou a meteorologista Marilene de Lima.

Defesa Civil alerta para os cuidados com o frio

O dia mais frio da semana será na quinta-feira. Na maior parte de Santa Catarina as mínimas ficam entre 3ºC e 8ºC, segundo o Climaterra. O Planalto Serrano pode registrar até -3ºC. Em Florianópolis, a previsão é de temperatura mínima de 11ºC.

Os ventos no litoral podem chegar a 80 quilômetros por hora. De acordo com o Ciram, um ciclone na costa catarinense intensifica a movimentação do ar. 

A Defesa Civil alerta para os perigos no mar, que terá ondas de três a quatro metros. Há risco de ressaca e não se aconselha a navegação de pequenas e médias embarcações.

A Defesa Civil pede também que os agricultores tomem medidas preventivas para a geada, e a proteção das embarcações e apetrechos de pesca e maricultura.

 

:: Recomendações da Defesa Civil

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Geada: Agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: Atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: Perigo de navegação e atividade de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade