Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Epagri confirma passagem de tornado em Rodeio, no Vale do Itajaí

Fenômeno atingiu a cidade na tarde de terça-feira, provocando danos em 200 casas

Redação ND
Florianópolis
30/12/2016 às 09H04

A Epagr/Ciram confirmou a passagem de um tornado no município de Rodeio, no Vale de Itajaí, na tarde de terça-feira (27). Destelhamentos, quedas de árvores e desabamentos foram registrados na cidade.

“Pelas características registradas pelo radar meteorológico de Lontras, com avaliação do formato das tempestades, giro do vento e velocidade, acreditamos que um tornado atingiu Rodeio entre as 16h10 e 16h25 de terça-feira”, afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Erikson de Oliveira.

De acordo com ele, os tornados podem atingir até 115km/h, mas, como não há medição específica em Rodeio, não foi possível identificar a velocidade do vento no município. “Os tornados acontecem em pontos bem localizados e por curtos períodos de tempo, então não se estendem por muitos municípios de uma única vez. O tornado também tem previsibilidade bastante difícil, por ser bastante complexo. Por isso não é possível identifica-lo com antecedência”, completa.  

Conforme a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o vendaval provocou o destelhamento de casas e danos estruturais em edificações empresariais, além de quedas de árvores e galhos na tarde de terça-feira em Rodeio. Aproximadamente 200 casas foram atingidas, afetando cerca de 800 pessoas.  

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade