Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Epagri/Ciram emite alerta de chuva persistente na Grande Florianópolis

Além da chuva, há também a previsão de maré alta, que pode provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense no mesmo período

Redação ND
Florianópolis
21/08/2018 às 16H19
Chuva permanece nesta quarta e quinta em Florianópolis - Flávio Tin/ND
Previsão é de chuva persistente no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí, entre esta terça e quarta - Flávio Tin/ND


A Epagri/Ciram emitiu um alerta para chuva persistente, moderada a forte, no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre esta terça (21) e quarta-feira (22). O acumulado de chuva no período deve ficar entre 60mm e 80 mm em média, com pontuais em torno de 100 mm — valor esperado para o mês inteiro de agosto para boa parte destas regiões.

Além da chuva, há também a previsão de maré alta, que pode provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense no mesmo período. “Este fenômeno é devido à influência dos ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de aproximadamente 2 m próximo ao litoral”, informaram o oceanólogo Argeu Vanz e o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram.

De acordo com o aviso, os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta, previstos entre 11h e 14h, 15h e 17h e das 22h à meia-noite. A recomendação da Defesa Civil durante inundações é evitar o contato com as águas, não dirigir em lugares alagados, não transitar em pontilhões e pontes submersas e ter “cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões locais próximos e desembocaduras de rios”.

Com a chuva persistente aumentam também as chances de deslizamentos de terra. Neste tipo de ocorrência, deve-se estar atento e observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade