Publicidade
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 32º C
  • 23º C

Órgãos e observadores independentes dizem que neve chegou em mais de 100 municípios de SC

Fábio Bispo
Florianópolis

A Epagri/Ciram confirmou neve em 96 cidades de Santa Catarina, o que representa 32% dos municípios do Estado, ou 1/3. O evento é histórico, mas não foi mais amplo que o ocorrido em 1965, quando a neve caiu sobre 80% do território catarinense. A Epagri/Ciram registra o fenômeno desde o início da década de 90 para todas as regiões catarinenses, onde os dados em estações meteorológicas convencionais (feita por um observador) possuem uma série maior de registros.

Mas apesar das informações oficiais, que até agora dão conta de neve em 96 cidades, observadores independentes garantem que o evento passou por 100 municípios. “A neve no Maciço do Cambirela, que abrange toda grande Florianópolis é um exemplo, pode se dizer que nevou em todos os municípios da Grande Florianópolis com exceção da Capital”, explica o observador Ronaldo Coutinho. Enquanto os órgãos oficiais só confirmam neve depois da verificação do evento, Coutinho diz que previsão é feita com bom senso também. “Algumas regiões neva no interior dos municípios e não na cidade e muitas vezes sem ser registrado o evento não é contabilizado”, explica Coutinho.

A tempestade de neve que caiu sobre o estado não aconteceu de forma isolada e, segundo o meteorologista, fazer o registro em apenas um município que faze limite com outros com as mesmas condições geográficas não reflete a realidade. Um exemplo são os registros de neve em São Carlos, que não estão incluídos nas listas. Assim como Videira e Rio das Antas que ta, bem não estão nas listas, mas ficam entre Caçador e Pinheiro Preto, as duas oficialmente registradas.

Segundo a Metsul, empresa de consultoria meteorológica do Conesul, informou no dia 23 de julho, ainda antes de a neve chegar a vários municípios do Paraná, os registros apontavam neve em mais de 130 cidades no sul do país.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade