Publicidade
Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Bicicleta, um veículo que não sai de moda e pede mais espaço nas cidades

Bicicleta ganha novos adeptos a cada dia e prova sua eficiência como meio de transporte 'limpo'.

Fábio Bispo
São José

Washington Fidélis
Bicicletário da empresa Inplac em Biguaçu comprova adesão dos funcionários à bicicleta

Na contramão do crescimento econômico e populacional das cidades da Grande Florianópolis, que impulsiona o aumento da frota de veículos, o uso da bicicleta tem se tornado uma alternativa de locomoção. Seja para fugir dos congestionamentos, por uma vida mais saudável ou até mesmo pela economia, o veículo ganha novos adeptos a cada dia.

No entanto, o crescimento das cidades não tem acompanhado o ritmo das pedaladas. E a extensão das faixas exclusivas para ciclistas ainda está além da popularidade do veículo. Palhoça é o município da região, excetuando a Capital, que possui a maior extensão de vias especiais para bicicleta: 15km. Nos demais, a estrutura é precária.

Biguaçu, que concentra muitas indústrias onde o bicicletário tem espaço preferencial, não possui sequer um metro de ciclovia ou ciclofaixas. O primeiro espaço exclusivo para os ciclistas deve ser inaugurado ainda em 2011. Serão aproximadamente 645 metros de extensão, na Avenida João Marcondes de Matos, que está sendo construída no centro da cidade.

Em Palhoça, onde já existem cerca de 15 quilômetros de ciclofaixas, o superintendente de trânsito, Luis Duncke, informa que existe um estudo para fazer a interligação das faixas. “Muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte na cidade. A ideia é ampliar as ciclofaixas e interligá-las”, explica Duncke.

Em São José, com as obras de revitalização da avenida Presidente Kennedy, a prefeitura pretende ampliar o espaço exclusivo para os ciclistas em aproximadamente 1.800 metros. O processo de licitação da obra deve ser aberto no início de março. Atualmente, o município só tem uma ciclovia na Avenida Beira-mar. 

 

Leia a reportagem completa na edição de final de semana do Notícias do Dia

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade