Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Em pesquisa do Grupo RIC, Bolsonaro lidera intenções de votos para presidente em SC

O deputado federal fica à frente de Lula, Álvaro Dias e Marina Silva de acordo com a pesquisa eleitoral, que ouviu 1.100 pessoas em 82 municípios catarinenses

Redação ND
Florianópolis
22/06/2018 às 20H57

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de votos para presidente da República em Santa Catarina, segundo pesquisa realizada pela Lupi & Associados para o Grupo RIC-SC em parceria com a ADI (Associação dos Diários do Interior). O parlamentar aparece com 33,1% da preferência do eleitorado quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, a chamada pesquisa estimulada e com  23,9% no levantamento espontâneo, que é quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos.

Candidatos - Presidência - Divulgação/ND
Candidatos ao cargo de presidente da República - Divulgação/ND


A pesquisa ouviu 1.100 pessoas em 82 municípios catarinenses, entre os dias 15 e 21 de junho, e dá a segunda colocação para o ex-presidente Lula (PT), com 17,8% na estimulada e 10,4% na espontânea. O pré-candidato Álvaro Dias (Podemos) aparece em terceiro, com 9,4% na estimulada e 3,3% na espontânea.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) foi a quarta mais citada na estimulada, com 5,9%, mas perde o posto para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), na espontânea. Ela parece 1,1% na espontânea e ele atinge 1,8%. Na estimulada, o pedetista é o sexto, com 4,1%, perdendo para o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 5,3%. Na espontânea, Alckmin é o sétimo, atrás de Marina e de João Amoedo (Novo) (1,1%).

A pesquisa Lupi/RIC/ADI ainda confirmou a má fase do governo Michel Temer (PMDB), considerada péssima por 71% dos entrevistados, ruim por 12,6% e regular por 12,8%. O presidente tem apenas 2,6% de avaliação de ótima a boa.

Pesquisa para senador

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) foi o pré-candidato ao senado mais votado na primeira pesquisa Lupi/RIC/ADI. Ele parece com 30,4% das intenções de votos na estimulada. Em segundo lugar está o ex-governador e deputado federal Esperidião Amin (PP), com 27,6% das intenções de voto. Amin supera Colombo na espontânea: tem 4,6% contra 3,3%.

Incluído entre os postulantes ao Senado, o comentarista da RICTV, Luiz Carlos Prates (Sem partido), aparece em terceiro com 22,3%. Na espontânea, no entanto, ele tem apenas 0,3%, em 160  lugar.

Paulinho Bornhausen (PSD) aparece em quarto lugar, com 12,5% na estimulada e 0,6% na espontânea. João Paulo Kleinübing (DEM) tem 10,6%, Jorginho Melo (PR) 9,5% e Marcos Vieira (PSDB) 8,2%. Na espontânea, Paulo Bauer é o terceiro com 2,3% e Eduardo Moreira o quarto com 1,4%.

>> Grupo RIC divulga a primeira pesquisa eleitoral para o governo do Estado de Santa Catarina

Confira abaixo os cenários:

Pesquisa para presidente - ND
Pesquisa para presidente - ND

 

Pesquisa para presidente - ND
Pesquisa para presidente - ND

 

Pesquisa para senador de SC - ND
Pesquisa para senador de SC - ND

 

Pesquisa para senador de SC - ND
Pesquisa para senador de SC - ND

>> Veja a intenção de voto para presidente em SC e a avaliação da gestão Temer, no #RIC Notícias:


>> Confira também a pesquisa de intenção de voto para o Senado em SC, no #RIC Notícias:

Publicidade

13 Comentários

Publicidade
Publicidade