Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Em meio a alerta de alagamentos, começo de semana será chuvoso em Santa Catarina

Apesar da instabilidade, sol e aumento na temperatura já têm data para retornar à região; confira a previsão do tempo em Florianópolis para os próximos dias

Redação ND
Florianópolis
15/04/2018 às 16H50

A chuva e o tempo instável que marcaram este final de semana em Santa Catarina estão com os dias contados. Apesar de a previsão do tempo para os próximos dias continuar indicando chuva isolada em regiões como a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, as condições começarão a mudar na quarta-feira (18) e devem melhorar ainda mais na quinta (19). O próximo final de semana, por sua vez, tende a ter tempo firme e com sol.

Além das nuvens, os próximos dias terão chuva isolada em Florianópolis - Gustavo Bruning/ND
Além das nuvens, os próximos dias terão chuva isolada em Florianópolis - Gustavo Bruning/ND


Segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, este domingo (15) continuará chuvoso em algumas partes do Estado, como no Oeste. Entre a madrugada e a manhã, os valores de chuva ficaram entre 40mm e 50mm em municípios como Pinhalzinho e Águas Frias. No Norte do Estado, próximo a Joinville, a chuva continua fraca, enquanto no Vale do Itajaí a chuva é isolada. No interior do Estado, o tempo passa a melhorar no começo da semana, mas as nuvens devem permanecer ao longo dos dias.

Uma frente fria passou por Santa Catarina na sexta-feira (13) e provocou as mudanças no tempo, trazendo a chuva daquele dia. Após deixar a região, o sistema de alta pressão do mar continuou provocando o vento do sudeste e mantendo a temperatura mais baixa. O tempo instável deste final de semana, explica Laura, foi causado pelas áreas de baixa pressão no Sul do Brasil.

Alerta de alagamentos

A Defesa Civil divulgou um alerta para a maré alta, que pode provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral de Santa Catarina até esta segunda. De acordo com a Epagri, este fenômeno não ocorre em função da chuva, e sim da elevação do nível do mar. Esta elevação, por sua vez, tem como influências o vento sudeste, a maré viva e as ondas altas, que variam entre 1m5cm a 2m. Tudo isso é consequência da passagem da frente fria e do sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Para esta segunda (16), em Florianópolis, a previsão da Epagri indica dois picos da maré astronômica: às 2h21, quando deve passar de 1,01m, e às 15h04, quando deve superar 1,1m.

A recomendação é que as pessoas fiquem atentas a locais mais baixos da costa que comumente registram este fenômeno, como proximidades da rodovia Diomício Freitas, a área próxima ao CentroSul e as praias do Sul da Ilha. Além disso, é importante tomar cuidado extra em locais como a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville.

Previsão do tempo em Florianópolis

  • Segunda-feira (16): nebulosidade variável e chuva isolada, mínima de 19°C e máxima de 27°C
  • Terça-feira (17): nebulosidade variável e chuva isolada, mínima de 20°C e máxima de 24°C
  • Quarta-feira (18): sol com chuva no início do dia, mínima de 20°C e máxima de 27°C
  • Quinta-feira (19): nebulosidade variável, mínima de 21°C e máxima de 28°C
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade