Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Em manhã atípica para novembro, Florianópolis registra menos de 10°C nesta quinta-feira

Apesar da manhã gelada, o sol predomina e aumenta a temperatura ao longo do dia

Viviane de Gênova
Florianópolis
24/11/2016 às 09H11

A quinta-feira (24) começou com uma manhã com temperaturas atípicas para o mês de novembro em Florianópolis: 9,9°C, marcados na estação Carijós, da Epagri/Ciram, que fica em Jurerê. Apesar do amanhecer gelado, a máxima pode chegar a 27°C ao longo do dia.

O sol deverá predominar em todas as regiões de Santa Catarina nesta quinta - Eduardo Valente/ArquivoND
Apesar da manhã gelada, o sol deverá predominar nesta quinta - Eduardo Valente/ArquivoND



De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, a baixa temperatura foi provocada por uma massa de ar seco e frio, que acabará se dissipando ao longo do dia. “Temos uma perda radiativa grande quando não há nebulosidade. Por isso é comum acontecer da noite ser mais gelada, com a entrada desse ar frio, mas o dia ter um aquecimento maior”, explica.

Apesar da baixa temperatura, o meteorologista diz que não é possível comparar os dados da estação com anos anteriores, já que a Carijós é relativamente nova, com cerca de três anos. Por outro lado, na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica em São José mas apura dados da Capital, há 45 anos não se via uma temperatura abaixo dos 10°C para o mês de novembro. “A última vez que o Inmet marcou 10°C em novembro, em Florianópolis, foi em 1971”, diz o engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho.

Ele ainda acrescenta que as baixas temperaturas nesta época ainda são influenciadas pelo fenômeno La Niña. “Os efeitos do La Niña, associados à temperatura mais fria do Oceano Atlântico, deverão permanecer até o próximo outono e inverno. Até mesmo no verão poderemos ter algum frio inusitado”, completa.

A sexta-feira (25) também deverá ter marcas baixas no amanhecer, mas não tanto como nesta quinta-feira. A previsão indica mínimas entre 12°C e 14°C e máximas de 28°C a 30°C. Segundo o Climaterra, também haverá o predomínio do sol, mas há uma pequena chance de chuva e trovoadas entre o final da tarde e a noite. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade