Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Edson De Pieri, Irineu de Souza e Ubaldo Balthazar são os candidatos à reitoria da UFSC

Primeiro turno da eleição será em 28 de março, quando cerca de 40 mil pessoas devem votar

Felipe Alves
Florianópolis
26/02/2018 às 22H13

A eleição para definir o próximo reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) tem data e candidatos definidos. O primeiro turno será em 28 de março e, caso necessário, os dois mais votados voltam às urnas em 11 de abril. Concorrem ao cargo o atual reitor temporário, Ubaldo Cesar Balthazar; o diretor do CTC (Centro Tecnológico), Edson De Pieri; e o diretor do CSE (Centro Sócio-Econômico), Irineu Manoel de Souza. O mandato previsto para encerrar apenas em 2020 foi interrompido com a prisão e morte do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier durante a Operação Ouvidos Moucos e o pedido de afastamento da vice-reitora em licença Alacoque Erdmann, em 2017.

A relação dos candidatos inscritos foi divulgada na semana passada pela ComeleUFSC (Comissão Eleitoral da UFSC), organizadora da eleição. Poderiam se candidatar servidores docentes da UFSC integrantes dos dois níveis mais elevados da carreira do magistério (professor titular ou professor associado 4) ou que possuíssem título de doutor. Edson De Pieri e Irineu Manoel de Souza também concorreram à eleição em 2015, quando Cancellier saiu vencedor. O atual reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, tentará pela primeira vez a eleição para dar continuidade à gestão pela qual foi eleito na chapa de Cancellier.

A eleição do próximo mês será somente para o cargo de reitor. A professora Alacoque, que está em licença, permanece como vice-reitora até 2020. Como o novo reitor que assumirá este ano ficará no cargo até 2022, uma nova decisão deverá ser tomada pelo conselho futuramente. Quando encerrar o mandato de Alacoque, o conselho deverá aencontrar uma solução para reordenar o processo eleitoral.

 

Edson De Pieri, Irineu de Souza e Ubaldo Balthazar são os candidatos à reitoria da UFSC - Marco Santiago/ND
Edson De Pieri, Irineu de Souza e Ubaldo Balthazar são os candidatos à reitoria da UFSC - Marco Santiago/ND



Como será a eleição de 2018

O modelo da eleição será o mesmo das eleições passadas, com voto direto e secreto em urna eletrônica. Estarão aptos a votar cerca de 40 mil pessoas, entre estudantes regulares, docentes e técnicos-administrativos em efetivo exercício das funções. As urnas estarão em Florianópolis e também nos campi de Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau. Os votos válidos na consulta à comunidade serão ponderados na proporção de um terço para cada grupo de forma igualitária. 

Todo o processo de escolha do reitor passa pela consulta informal da comunidade acadêmica e pelo CUn (Conselho Universitário). Uma lista tríplice é encaminhada para o MEC (Ministério da Educação) para que o presidente da República nomeie o novo reitor. Pela legislação, com a vacância do cargo em 2 de outubro de 2017, a universidade teria 60 dias para escolher um novo reitor. Mas devido às circunstâncias excepcionais - prisão e morte do reitor Cancellier e pedido de afastamento da vice-reitora – o Ministério da Educação concedeu um prazo maior à UFSC para definir um novo nome.

De acordo com Áureo de Moraes, chefe de gabinete da reitoria da UFSC, a expectativa é de que a lista tríplice seja encaminhada ao Ministério até o fim de abril. A confirmação do novo eleito dependerá dos trâmites do Ministério da Educação. Por conta disso, ainda não há data de posse definida.

 

Cronograma da eleição

1º turno: 28 de março

2º turno: 11 de abril

 

Perfil dos candidatos

Edson Roberto De Pieri (chapa 57)

Professor do departamento de automação e sistemas do CTC (Centro Tecnológico) da UFSC e diretor do CTC. Graduado em matemática de sistemas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), em estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestre em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutor em "Automatique Et Traitement Du Signal" – Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1991).

 

Irineu Manoel de Souza (chapa 80)

Diretor do Centro Sócio Econômico da UFSC e professor da federal, Irineu é graduado em administração pela Udesc (1986), mestre em administração pela UFSC (1999) e doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC (2009).

 

Ubaldo Cesar Balthazar (chapa 52)

Ubaldo era diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) até assumir como reitor temporário da UFSC, seu atual cargo. Graduado em direito pela UFSC (1974), ele é mestre em direito também pela federal (1983) e doutor na mesma área pela Universidade Livre de Bruxelas (1993). É membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade