Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Edição do livro Guinness de recordes tem participação do programa ReÓleo de Florianópolis

Programa é promovido pela Acif

Saraga Schiestl
Florianópolis
Rosane Lima/ND
Luiz Antônio Falcão, diretor do programa ReÓleo, já tem o certificado do Guinness

A versão 2014 do Livro dos Recordes Mundiais Guinness foi apresentada oficialmente ontem nos Estados Unidos. Entre os premiados, Florianópolis aparece com o projeto de reciclagem de óleo, o ReÓleo, promovido pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Florianópolis).  A cidade é considerada a que mais recicla óleo de cozinha no mundo. Quando foi selecionado para participar do Guinness, em fevereiro deste ano, o projeto tinha recolhido 1 milhão de litros de óleo para reutilização.

 

“Agora passamos dos 2 milhões de litros”, comemorou o diretor do programa, Luiz Antônio Falcão de Moura. Até agora, ele recebeu do Guinness um certificado que confirma a seleção pelo programa no livro dos recordes. Agora, a expectativa é receber o livro, que deve chegar no mês de novembro.

A intenção do projeto, criado em junho de 1998, era salvar ao menos duas Lagoas da Conceição. “Hoje com os mais de 2 milhões de litros de óleo recolhido, conseguimos salvar mais de cem Lagoas”, afirmou o diretor. Estudos garantem que apenas um litro de óleo pode poluir 20 litros de água potável.

Para participar do programa ReÓleo é fácil e sem custos. Os pontos de entrega estão espalhados pela Grande Florianópolis. São 102 empresas, associações e instituições cadastradas além de 72 escolas particulares e públicas participantes. Os endereços estão disponíveis no site www.acif.org.br/reoleo. O diretor do programa explica que para reaproveitar o óleo, basta esperar que ele esfrie e guardá-lo em uma garrafa pet. Restaurantes, hotéis e bares precisam fazer o cadastro por meio do telefone 3346-1255. Condomínios também podem fazer o cadastro prévio para que, a cada 50 litros de óleo, um responsável pelo projeto faça o recolhimento.

 

OS NÚMEROS

Total de litros recolhidos: 2 milhões

Participantes: 102 empresas e 72 escolas, além de particulares

Pontos de Entrega: 72

Abrangência: Grande Florianópolis

Informações: www.acif.org.br/reoleo

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade