Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Destino SC: confira as dicas para o turismo de inverno em Santa Catarina

O Estado possui várias opções que vão desde águas termais até passeios de aventura e rotas gastronômicas

Redação ND
Florianópolis
29/06/2018 às 20H49

Santa Catarina é um estado privilegiado quando se trata de turismo. Além de suas belíssimas praias que atraem turistas de todo o mundo durante o verão, sua grande variação climática permite traçar destinos diversos também no inverno.

As opções são amplas e vão desde o turismo rural - com apreciação de vales, cânions, regiões com neve ou cachoeiras e trilhas-, passando pela rota gastronômica dos vinhedos, das cervejarias artesanais e dos restaurantes especializados em frutos do mar, até o turismo cultural e estâncias termais.

Além disso, alguns eventos reúnem o que há de mais tradicional na cultura de algumas cidades catarinenses, sendo uma ótima oportunidade para o turista curtir o frio acompanhado de boa comida e bebida local.

Veja algumas sugestões de roteiros:

ESTÂNCIAS TERMAIS
Fontes de águas termais apresentam propriedades terapêuticas e relaxantes. Entre os benefícios mais citados estão o combate ao estresse e às doenças crônicas e até o rejuvenescimento. Nas 19 cidades catarinenses com complexos termais, é possível desfrutar de banhos de imersão, serviços de terapias alternativas, infraestrutura para lazer e esportes, saunas, lojas de conveniências e outras atrações.

>> Onde ir:
- Complexo Hidromineral de Gravatal - considerado o segundo melhor do mundo (depois de Aux-Les Thermes, na França).
- Complexo Caldas da Imperatriz, na Grande Florianópolis - a primeira estância termal do Brasil.
- Treze Tílias, onde a temperatura pode chegar a -10°C no inverno, sendo um convite para desfrutar das águas quentes.
- Quilombo, no Oeste do Estado - tem um parque de águas termais na praça central da cidade.
- São João do Sul - apresenta a única estância de água termal salgada do país.

CÂNIONS E HOTÉIS FAZENDA
Para os amantes do ecoturismo há expedições que exploram grandes montanhas no Caminho dos Cânions, região localizada no extremo sul do Estado e que inclui o Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral. Dezessete municípios compõem essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes, com predomínio do turismo rural.

Quem prefere algo mais perto do litoral, pode optar pelo município de Araranguá, onde há boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e o lindo cartão postal que é o Morro dos Conventos. 

Outro destino imperdível é Praia Grande, município situado nas baixadas dos cânions protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. A paisagem lindíssima inclui cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e penhascos de até 1.000 metros de altura. Há boa estrutura turística, com resorts e atividades como trekking, canyoning, rapel, passeios a cavalo, etc. Se explorar a natureza tão intimamente não for seu estilo, há a opção de curtir ótimos hotéis-fazenda na Serra Catarinense, a apenas duas horas de carro do litoral.

Cavalgada nos cânios da Praia Grande - Markito/Divulgação Santur
Cavalgada nos cânios da Praia Grande - Markito/Divulgação Santur


>> Onde ir:
- Parque Nacional Aparados da Serra - situado na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, possui três trilhas abertas ao público.
- Cânion do Itaimbezinho, Trilha do Rio do Boi – trajeto mais radical pelo interior do cânion, com acesso pelo Posto de Informações e Controle de Praia Grande.
- Parque Nacional da Serra Geral – faz fronteira com o Parque de Aparados da Serra e ambos são administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
- Para curtir o frio sem tanta aventura, opte por Rancho Queimado - onde há mirante, cascatas e bons hotéis-fazenda; ou Águas Mornas, na região da Grande Florianópolis, para desfrutar de fontes termais e belas paisagens rurais.

SERRA CATARINENSE
A pérola do inverno no Estado é a região da Serra, procurada por turistas de todo o país por ser uma das poucas regiões brasileiras onde neva quase todos os anos, por alguns dias durante os meses mais frios. Mesmo quando não há neve, a formação de geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas forma belíssimas paisagens.

Entre as atividades, é possível cavalgar ao ar livre, praticar trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades, como a pesca esportiva da truta. Lá também são produzidos vinhos finos e espumantes, alguns premiados nacional e internacionalmente, e há boa gastronomia campeira, com receitas à base de pinhão, por exemplo.

>> Onde ir:
- São Joaquim - onde há neve, maçãs e ótimos vinhos.
- Lages - para cavalgadas, pesca, observação de aves, turismo rural, hospedagem em fazendas. E ainda tem a Festa Nacional do Pinhão, realizada no mês de junho.
- Urubici - visita ao Morro da Igreja, Cascata do Avencal e Cascata Véu de Noiva, Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade. A região oferece boas opções de hospedagem, de hotéis-fazenda a charmosas pousadas, e explora bem o turismo de lazer, com passeios a cavalo, tirolesa e outras atividades.
- Urupema - com hotéis-fazenda e pousadas que oferecem atividades ao ar livre, como cavalgadas e pesca da truta.
- Bom Jardim da Serra - a porta de entrada da Serra Catarinense, com rios, cachoeiras e cânions.
- Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Confira imagens de um bom passeio em Urubici, na reportagem do #Balanço Geral:

Destino SC reúne os melhores roteiros do inverno

Para que turistas e moradores fiquem por dentro dos encantos e das festas da região a RICTV/Record TV lançou na quinta-feira (21) a 12ª edição do Destino SC. As equipes de Jornalismo selecionaram as regiões mais procuradas pelos turistas, seja na serra ou no litoral. E o resultado são reportagens sobre eventos e os melhores locais para aproveitar Santa Catarina, que estarão no Notícias do Dia e na programação das emissoras e portais do Grupo RIC.

Cada tema tem um destaque regional, com ações concentradas em: geração de conteúdo, em que os assuntos relacionados à temporada serão abordados e os eventos que vão movimentar o inverno.

O público pode participar dando dicas sobre os melhores roteiros e festas no Facebook (fb.com/DestinoSC), no Instagram (@DestinoSC) e no Twitter (@Destino_SC). Basta publicar com a hashtag #DestinoSC. Além disso, serão publicadas notícias, vídeos e fotos da cobertura editorial no blog do Destino SC (destinosc.com.br).

Projeto premiado
O Destino SC já recebeu o Top Turismo da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas) em 2011, 2012, 2013 e 2014. O prêmio reconhece ações que contribuem para a imagem, atração, preservação, incremento e a consolidação do turismo.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade