Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Destino SC: audioguia da Catedral de Florianópolis amplia experiência turística

Aplicativo inclui história, fotografias e áudios em quatro idiomas sobre a Igreja Matriz de Florianópolis

Andréa da Luz
Florianópolis
18/07/2018 às 21H00

Florianópolis tem um rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico que merece ser conhecido e apreciado. E um dos locais que, definitivamente, deve estar no itinerário de visitas é a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

O monumento tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é o mais visitado da Capital catarinense, possuindo um belo acervo de arte sacra, órgão de tubos alemão e carrilhão principal com cinco sinos.

E agora, um aplicativo lançado na última sexta-feira (13) pela arquiteta e artista Maria Gabriela Cherem Luft, permite ao visitante ter acesso a uma série de informações sobre a história da catedral, seus altares, sinos e outros acervos.

Audioguia da Catedral Metropolitana pode ser acessado de smartphones e tablets - Divulgação/ND
Audioguia da Catedral Metropolitana pode ser acessado de smartphones e tablets - Divulgação/ND


O audioguia inédito apresenta textos, áudio em português, inglês, francês e espanhol, fotografias e mapas sugerindo um itinerário de visita. “Muitos visitantes ficam encantados pela beleza da igreja, mas terminam a visita sem conhecer sua história, o que agora será possível”, diz a artista. Assim, a experiência de visitação torna-se mais rica e pode ser utilizada por qualquer público, inclusive escolas.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets e acessado de qualquer lugar do mundo. Para acessar o conteúdo, basta localizar o Tour Catedral de Nossa Senhora do Desterro pelo aplicativo izi.Travel ou através do QR Code, disponível em cartaz na entrada da Catedral. Se o celular estiver conectado ao GPS (em inglês, global positioning system ou sistema de posicionamento global) e você estiver nas imediações da catedral, o aplicativo já aparecerá na tela do smartphone.

O passeio, através do audioguia, começa pelo lado de fora da igreja e conta um pouco da história da Igreja Matriz ilustrada com imagens antigas. Em seguida, mostra uma descrição arquitetônica da fachada e dos sinos. Depois, a visita continua dentro da catedral, através dos altares, capelas, arco cruzeiro, pinturas antigas, esculturas, imagens da via-sacra e vitrais.

Tour Catedral de Nossa Senhora do Desterro é um audioguia em quatro idiomas - Divulgação/ND
Tour Catedral de Nossa Senhora do Desterro é um audioguia em quatro idiomas - Divulgação/ND

Iniciativa voluntária

Conforme Gabriela, a ideia do audioguia surgiu após trabalhar por quatro anos em museus, na Itália, onde sua função era aproximar a cultura das pessoas. "Quando voltei, queria trazer essa experiência para a minha cidade", explica. 

A criação do aplicativo foi um trabalho voluntário desenvolvido pela arquiteta dentro de seu projeto Floripa Audioguiada. As traduções e locuções em outras línguas foram realizadas com a ajuda de voluntários estrangeiros.

Esse é o segundo aplicativo desenvolvido pela artista. Em fevereiro deste ano, a arquiteta produziu o audioguia “Tour Top 10 - As 10 obras imperdíveis do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa", em parceria com o Núcleo Educativo do Museu. Esse aplicativo também está disponível gratuitamente.

Gabriela é natural de Florianópolis e estudou em Florença, na Itália, onde especializou-se em Exhibit Design para espaços culturais. Dirige o Garage Atelier que fica ao lado da Catedral e também é autora do projeto Floripa, sua Linda! onde retrata Florianópolis em aquarelas.

Para saber mais:

Garage Atelier de Arte & Arquitetura (48) 3304-8003.

Destino SC

Para que turistas e moradores fiquem por dentro dos encantos e das festas da região a RICTV/Record TV lançou em 21 de junho a 12ª edição do Destino SC.

As equipes de Jornalismo selecionaram as regiões mais procuradas pelos turistas, seja na serra ou no litoral. E o resultado são reportagens sobre eventos e os melhores locais para aproveitar Santa Catarina, que estarão no Notícias do Dia e na programação das emissoras e portais do Grupo RIC.

Cada tema tem um destaque regional, com ações concentradas em: geração de conteúdo, em que os assuntos relacionados à temporada serão abordados e os eventos que vão movimentar o inverno.

O público pode participar dando dicas sobre os melhores roteiros e festas no Facebook (fb.com/DestinoSC), no Instagran (@DestinoSC) e no Twitter (@Destino_SC). Basta publicar com a hashtag #DestinoSCInverno. Além disso, serão publicadas notícias, vídeos e fotos da cobertura editorial no blog do Destino SC (destinosc.com.br).

O Destino SC já recebeu o Top Turismo da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas) em 2011, 2012, 2013 e 2014. O prêmio reconhece ações que contribuem para a imagem, atração, preservação, incremento e a consolidação do turismo.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade