Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Destino SC: Acolhida em propriedades rurais permite experimentar o sabor vida no campo

Propriedades rurais de Santa Catarina oferecem ao visitante uma experiência conectada à natureza e também de simplicidade

Andréa da Luz
Florianópolis
17/08/2018 às 20H40

Em vez do barulho de buzinas e motores, o som dos pássaros, da água do riacho ou da chuva batendo na janela. Em vez do fast food, uma comidinha caseira, e no lugar da correria diária, uma longa caminhada em meio à mata. Inclua nessa lista passeios a cavalo, trilhas feitas à pé ou de bicicleta, tomar banho de cachoeira, observar pássaros, pescar ou apenas apreciar a vista até onde o olhar alcança... tudo isso pode parecer comum, mas é cada vez mais raro nos dias de hoje.

E o turismo rural tem o poder de trazer de volta parte do sabor dessa vida em sinergia com a natureza que deixamos para trás ao nos fixarmos nas cidades. Seja nas férias ou apenas em um fim de semana, essa experiência pode trazer momentos prazerosos e inesquecíveis.

Em Alfredo Wagner, no sítio Pedras Rollantes, turista pode explorar todas as trilhas e recantos  - Tarcísio Mattos/Divulgação/ND
Em Alfredo Wagner, no sítio Pedras Rollantes, turista pode explorar todas as trilhas e recantos - Tarcísio Mattos/Divulgação/ND



Santa Catarina tem tradição na agropecuária e desenvolve o turismo rural desde a década de 1980, quando fazendeiros da região de Lages começaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação. Hoje, muitas propriedades rurais possuem infraestrutura de lazer completa, com conforto e atrações para todas as idades. Outras, menores, oferecem uma ótima experiência de contato com a vida no campo, onde os alimentos são colhidos na própria horta e preparados em fogão a lenha.

Um bom exemplo é a pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Situado em um terreno de 28 hectares no bairro Águas Frias, bem próximo do centro da cidade e a apenas três quilômetros do trevo na BR-282, a propriedade é dedicada à produção de cítricos orgânicos, especialmente a tangerina clemenules - variante muito doce e sem sementes, de origem espanhola. A propriedade é cortada pelo Rio das Águas Frias, uma das nascentes da Bacia do Rio Itajaí-Açu e todos os recantos do sítio podem ser explorados pelos hóspedes das cinco unidades de hospedagens. Cachorros também são bem-vindos.

São três casas e dois estúdios que ficam dentro de uma antiga casa enxaimel do século XIX, adquirida e desmontada no Rio Grande do Sul e transportada para Alfredo Wagner, onde foi remontada. As casas foram construídas com material reutilizado da década de 1930 e têm o conceito sustentável. Todas as unidades possuem cozinha completa e os hóspedes recebem cestas de produtos (macarrão, arroz, café, geleia, ovos, leite, etc) para fazer a própria comida. Também é possível colher hortaliças e verduras na horta do sítio.

De acordo com um dos proprietários, Tarcísio Mattos, o design das casas foi pensado para que os hóspedes tenham uma estadia prazerosa, que convida à integração com a natureza e permite a contemplação dos arredores. Os ambientes dispõem de lareiras e salamandras, que utilizam madeira de reflorestamento de plantio próprio para o aquecimento.

Entre a programação oferecida estão trilhas e caminhos dentro e fora do sítio, pela antiga estrada que ligava o Planalto ao Litoral catarinense, conhecida como estrada velha. Outro passeio que pode ser feito à pé é do sítio até o Centro da cidade, totalizando 2,5 quilômetros de extensão. Durante o inverno, é possível participar da colheita das clemenules. A safra é curta, de junho a julho, quando os hóspedes podem passear pelo pomar, colher e depois pesar e pagar pelo produto, como nos famosos 'pesque-e-pague'.

No próximo dia 26 de agosto os proprietários organizam um passeio de mountain bike para 50 pessoas, por um trajeto de 40 quilômetros permeando a região montanhosa. Para participar do evento é preciso agendar. Outra opção mais sossegada é o Café no Sítio, oferecido nas tardes de domingo. O evento é aberto - não precisa estar hospedado no lugar - mas limitado a 25 pessoas. São entradas, pães, geleias, bolos, pastas, tudo feito pelos próprios donos e servido nas mesas postas no quintal do sítio.

Entre os meses de dezembro e fevereiro, é realizado o festival de empilhamento de pedras no leito do rio que corta a propriedade. "O curso d'água é baixo e o leito é coberto de pedras, permitindo um bom divertimento", diz Mattos. Para quem gosta de fotografar, também é organizado um concurso de fotografia, entre o Natal e a Páscoa, cujo prêmio são estadias no local.

Eventos gastronômicos

No final do mês passado, o sítio sediou o evento "Cozinhando com Clemenules" para donos de restaurantes e cozinheiros de Alfredo Wagner. O chef Fabiano Gregório criou e ensinou quatro receitas utilizando a fruta, como o lombo de porco empanado no pinhão com chutney de clemenules. A ideia é que no ano que vem, durante a safra da "Rainha das Tangerinas" seja possível encontrar a clemenules em alguns dos cardápios de
restaurantes da cidade.

Para realizar reservas, ligue para (48) 99189-9982. 


Confira outros roteiros na Grande Florianópolis:

> Em Rancho Queimado:
- Engenho Colonial Junckes - propriedade modelo do agroturismo na região, produz e vende produtos orgânicos. (48) 9906-3119
- Pousada Bauer - preserva a cultura tropeira e promove cavalgadas em noite de lua cheia, além de passeio de trator ou charrete pela propriedade, aula de equitação, atividades de turismo pedagógico e mini-colônia de férias. (48) 3275-0104
- Hotel Fazenda Águas Claras - a mais de 1000 metros de altitude, possui 19 apartamentos cercados por vegetação com vários lagos para pesca esportiva, pedalinhos, trilhas, passeios a cavalo, passeios de charrete, salas de jogos e de recreação infantil, cancha de bocha, campo de futebol, pista para cooper, restaurante e piscina em diversos níveis. (48) 9989-0009 e (48) 8806-6062.

> Em Anitápolis: 
- Sítio Silva - café colonial, produtos orgânicos e artesanais, mel e trilha ecológica). Fica na Comunidade Rio da Prata. (48) 3256-0196.
- Pousada Recanto das Cachoeiras, na Estrada Geral do Rio da Prata. As crianças são convidadas a participar do dia-a-dia da propriedade colhendo ovos, tirando leite e fazendo macarrão. Oferece pães, bolos, cucas, doce de leite, geleias, queijos, tudo levíssimo e com pouco açúcar. Na propriedade de 70 hectares há árvores centenárias, xaxins, bromélias e várias espécies de pássaros, além de seis trilhas que levam às 10 cachoeiras da propriedade. (48) 3256-1155.
- Pousada Sítio Passárgada - com uma casa antiga em estilo alemão, cercada por montanhas, rios e cascatas e mata exuberante. Banho de rio, trilhas, frutas no pé, pássaros, ovos no galinheiro e verdura na horta. Fica na Estrada Geral do Rio da Prata. (48) 9116-8339.
- Sítio da Flora - café, viveiro de orquídeas, locomotiva fixa. Na Estrada Geral de Povoamento, a 3,5 km do Centro. (48) 3256-0390.

> Em São Pedro de Alcântara:
- Café colonial Girassol - desde 1997, oferece um farto bufê de doces e salgados. São mais de 40 tipos de pratos, café, chá, chocolate quente, sucos e iogurte. No inverno também é servida canja à noite. Licores artesanais podem ser degustados após o café. Aberto apenas nos finais de semana e feriados. Capacidade para 80 pessoas. Rodovia SC-281, km 17, bairro Santa Teresa. (48) 3378-0064.

Pescaria no lago da Pousada Vitória, em Santa Rosa de Lima - Markito/Divulgação Santur/ND
Pescaria no lago da Pousada Vitória, em Santa Rosa de Lima - Markito/Divulgação Santur/ND



> Em Santa Rosa de Lima:
- Pousada Vitória - passeios em trilhas, comida típica alemã, mel, pesca no açude, e os paredões da Serra Geral ficam a 28 km da pousada, ótimo para apreciar a cadeia de montanhas e contemplar a paisagem. (48) 3654-0048.
- Chalé Assing - caminhadas, rafting, fabricação de pães artesanais, produção de leite, groindústria de cana de açúcar. Chalé com duas suítes, capacidade para até quatro pessoas. (48) 99125-8596.

> Alfredo Wagner
- Pousada Pedras Rollantes: Sítio dedicado à produção de citros orgânicos, própria a caminhadas e trilhas. Tem três casas e dois estúdios para hospedagem. Aos domingos, há o Café no Sítio. Estrada Geral das Águas Frias, km 2,7. (048) 3276- 1467

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade